DestaqueRegião Metropolitana

Dia do butiá na feira agroecológica de Viamão

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Viamão, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) do município, realizará um dia especial do butiá nesta quinta-feira (5), na feira agroecológica da cidade.

Publicidade

Os feirantes irão preparar diversos alimentos à base da fruta, como sucos e bolos, para incrementar a feira do dia. Também haverá oficinas e demonstrações do manejo e uso do butiá, distribuição de mudas e receitas para fins culinários. O evento ocorre das 9h às 15h, na Praça Júlio de Castilhos, centro de Viamão.

Butiá

Nativo do RS, o butiá traz diversos benefícios para a saúde. Por conter antioxidantes, reduz o colesterol, evitando problemas cardíacos. Além disso, possui vitaminas do complexo B, como tiamina, piridoxina e folato. A vitamina B presente na fruta também alivia o estresse e a ansiedade.

O butiá também é rico em proteínas, que auxiliam no controle do sistema nervoso e na produção de anticorpos, prevenindo doenças e infecções. Devido a nutrientes como zinco, selênio e ômega-3, e também vitamina C, aumenta a imunidade e melhora a digestão.

Outro benefício do fruto está relacionado à saúde cerebral. As proteínas presentes no butiá produzem enzimas, hormônios e neurotransmissores, essenciais para a função cognitiva. O butiá também ajuda a prevenir o câncer, pois contém o composto D-limoneno, que age reduzindo o metabolismo de células cancerígenas no corpo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.