AgronegócioRio Grande do Sul

Devon alerta: vacinação contra a febre aftosa inicia em 16 de março

Rebanho Devon de 150 mil animais deve receber a dose no Rio Grande do Sul

Cerca de 150 mil animais da raça Devon em todo o Rio Grande do Sul devem receber, a partir da próxima segunda-feira, 16 de março, uma dose da vacina obrigatória contra a febre aftosa. Em todo o Estado, a expectativa é de que 12,6 milhões de bovinos e bubalinos sejam imunizados.

A antecipação da campanha, que tradicionalmente ocorria no mês de maio, é parte da estratégia para que o território gaúcho seja declarado livre de aftosa sem vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA) , a fim de obter, num segundo momento, reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Atualmente, somente os estados de Santa Catarina e Paraná conquistaram o status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação.

O diretor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Devon, ABCDevon, Lucas Hax, ressalta a importância de os criadores imunizarem todo o rebanho de maneira correta e dentro do prazo. “O status de livre sem vacinação reduzirá custos do sistema pecuário e trará uma série de benefícios aos pecuaristas. Por isso precisamos garantir o sucesso da campanha vacinal, pois o êxito dessa atividade é fundamental para que o Rio Grande do Sul alcance esse objetivo”.

As vacinas, obrigatórias para bovinos e bubalinos de todas as idades, devem ser adquiridas emagropecuárias credenciadas. A dose, de 2 ml, é bivalente e protege contra os vírus tipo A e O. Quem não vacinar o rebanho está sujeito a multa e corre o risco de ter a propriedade interditada.

Para Simone Bianchini, presidente da ABCDevon, a vacinação neste momento é relevante para a saúde dos animais e, num segundo momento, para que o Rio Grande do Sul obtenha o status sanitário. “É importante que o Rio Grande do Sul não fique isolado em relação aos outros estados do sul e possa voltar a comercializar animais e genética com Santa Catarina e o Paraná. Hoje, o RS recebe, mas não pode mandar para fora. Essa troca é fundamental para todas as raças”, garante a dirigente.

A partir do início da vacinação, o transporte dos animais só poderá ser realizado mediante vacinação prévia na propriedade, obedecido o tempo de carência. O prazo encerra no dia 14 de abril e a nota fiscal da vacina, que vale como comprovante, deve ser apresentada no Posto da Inspetoria Veterinária do município onde se localiza a propriedade até o dia 22 de abril de 2020.

Para outras informações sobre a ABCDevon, acesse: www.devon.org.br

Botão Voltar ao topo