Rio Grande do Sul

Agroindústrias familiares inauguram em Sinimbu

A tarde da terça-feira (11) foi de alegria no município de Sinimbu, no Vale do Rio Pardo. O motivo foi a inauguração de três agroindústrias familiares: Ovos Coloniais São João e Embutidos Thier, ambas na localidade de Linha São João, e a Agroindústria Nossa Terra, na localidade de Linha Rio Grande. Os atos contaram com a participação da prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras, Claus Wagner, a gerente regional da Emater/RS-Ascar Lúcia Souza, o presidente da Câmara de Vereadores, Ruben Preuss, e a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Paula Sabrina Mallmann, Luís Fernando Marion, Francisco Pozzer e Bernardo Zanus, além de vereadores, secretários municipais e demais lideranças e imprensa.

Na oportunidade, a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Lúcia Souza, destacou a importância do incentivo a esses empreendimentos. “É muito bom vermos toda essa diversificação. A gente sempre lembra o incentivo do Governo do Estado através do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Empreendimentos Rurais (Feaper). Sabemos que não é um valor alto, mas faz toda diferença”, relatou. A prefeita Sandra expôs que o evento marcou mais um passo do município em direção à diversificação, mostrando que é possível investir em outras atividades além da produção de tabaco. “São nesses pequenos empreendimentos que está o desenvolvimento do nosso município. Por isso a nossa escolha e indicação sempre na agricultura familiar, pois com a Consulta Popular tivemos a oportunidade de auxiliar essas famílias com o Feaper e a concretização dos empreendimentos”, ressaltou.

Os empreendimentos
A Agroindústria Ovos Coloniais São João, dos agricultores Orlando, Marlise, Jarbas e Luciane Knobloch, possui registro no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e aguarda o registro no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que permitirá a comercialização em todo o Rio Grande do Sul. A produção é de 40 dúzias de ovos por dia. Em 2019, a Agroindústria Ovos Coloniais São João participou da Expoagro Afubra, no estande institucional da Emater/RS-Ascar, mostrando a rastreabilidade dos ovos produzidos.

A Agroindústria Embutidos Thier, dos agricultores Jardel, Janete e Jairo Thier, produz linguiças, salsichão e embutidos. Também possui registro no SIM e encaminhou o registro para o Susaf e no Programa Estadual de Agroindíustria Familiar (Peaf), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A produção atual é de 600 quilos de linguiça e salsichão por semana.

A Agroindústria Nossa Terra, dos agricultores Janice e Cristiano Hirsch, faz o beneficiamento de vegetais, com destaque para a mandioca congelada, geleias e conservas. O empreendimento possui todas as licenças para comercialização.

O extensionista rural Agropecuário da Emater/RS-Ascar, Luís Fernando Marion, destaca a importância do empreendedorismo dos agricultores. “Favorece o desenvolvimento local, da comunidade, das famílias e também da região, pelo valor gerado ao ano, e isso é significativo para as famílias e os municípios. O município de Sinimbu era totalmente agrícola. Agora essas famílias estão investindo em outras alternativas e esse é o verdadeiro desenvolvimento sustentável das famílias, planejado com critério. É um grande projeto que se consolidou”, afirma.

No total, o planejamento municipal prevê a implantação de oito agroindústrias. Além dos empreendimentos inaugurados nesta semana e da Agroindústria de Panificados Pranke, outros quatro empreendimentos estão em fase de construção e legalização. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade, 301 Agroindústrias Familiares estão cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar da Seapdr. Destas, 129 estão inclusas no Programa.

Botão Voltar ao topo