Rio Grande do Sul

Esteio terá mais vagas no Profesp 2020

A Prefeitura de Esteio aderiu ao Programa Força no Esporte (Profesp), promovido pelo 18º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro (18º BIMtz) de Sapucaia do Sul. A novidade para 2020 é a ampliação de 100 para 150 do número de vagas para estudantes das nove escolas municipais de Educação Básica (EMEB) esteienses que farão parte da iniciativa neste ano. A assinatura do acordo de cooperação ocorreu na tarde desta terça-feira (17) entre o prefeito Leonardo Pascoal, o comandante do 18º BIMtz, tenente-coronel Gláucio Francisco Pereira Costa, e o secretário municipal de Educação, Wagner Chagas.

As atividades do Profesp ocorrem no horário inverso ao da escola e são desenvolvidas em três dias da semana na sede do Batalhão. O Exército é responsável pela execução do programa e a Prefeitura apoia com o transporte dos alunos e a disponibilização de profissionais da área de educação física.

Neste ano, os participantes do projeto serão divididos em três grupos com até 50 alunos e cada grupo terá atividades em um dia da semana. As crianças e jovens entre 10 e 15 anos terão oficinas de esportes coletivos, esportes individuais e atividades complementares (educação moral e cívica, dinâmica de grupo, acompanhamento psicológico, reforço escolar, jogos lúdicos e conhecimentos sobre a rotina militar).

O Profesp, vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, foi implantado em 2003. É um programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Cidadania, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Ministério da Educação. O objetivo é promover a valorização pessoal, fortalecer a integração social e a cidadania e reduzir riscos sociais dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas.

Botão Voltar ao topo