NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

MATVSUL registra aumento de 150% nas vendas de sistemas de instalação de energia solar

No Brasil, o segmento cresceu 212% em 2019, em comparação ao ano anterior, totalizando mais de 110 mil sistemas instalados

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), 110.997 sistemas de energia solar foram instalados no Brasil em 2019, entre mini e microgeradores. Em 2018, o total chegou a 35.540. A grande oferta de luz do sol, aliada às vantagens das placas solares e linhas de financiamento acessíveis com a garantia de redução na conta de luz impulsionaram o crescimento do setor em mais de 212% no ano passado.

Acompanhando esta realidade, a MATVSUL Eletrônicos, de Caxias do Sul (RS), registrou um aumento de 150%, nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019, sobre as vendas de sistemas de instalação para projetos fotovoltaicos em sua área de abrangência, que compreende Caxias do Sul, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Xangri-lá e Criciúma (SC). Desde 2018 até hoje, a empresa já procedeu a instalação de 6.000 Kwp (medida de potência energética).

Maior distribuidor Intelbras no Sul do país, a MATVSUL oferece kits completos para geração e distribuição de energia solar, bem como sugestões de montagem (entre monofásicas e trifásicas), que atendem as necessidades dos clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. “Realizamos um estudo sobre a condição do cliente, desde a avaliação da conta de luz com projeção de economia de custos até a estrutura, tipo e posição do telhado que irá abrigar as placas fotovoltaicas”, explica Márcia Lotuffo Cezar, coordenadora do Segmento Energia Solar. Segundo ela, as propostas são personalizadas, adequando-as ao kit específico, que inclui inversor, conector, cabo, estrutura e módulos fotovoltaicos.

A empresa também forma integradores que serão parceiros na instalação dos projetos, a partir de treinamentos técnicos com consultores, conferindo-lhes certificação. Os cursos são ministrados nas unidades da MATVSUL, que – conforme a solicitação do cliente – pode indicar os profissionais responsáveis pela implementação dos sistemas, conforme a região. “Apenas comercializamos os produtos, tanto dos fabricantes Intelbras quanto WEG Solar, mas elaboramos uma proposta que contemple planilhas de retorno do investimento, com intuito do cliente ter o máximo de informações possíveis para dar andamento, com segurança, à etapa de instalação”, adverte Márcia. Ela lembra que as parcelas de financiamento costumam ter valores semelhantes aos gastos mensais de energia elétrica.

Além da comercialização de produtos de energia solar, a MATVSUL Eletrônicos dispõe de soluções tecnológicas com a mais completa linha de equipamentos de segurança, telefonia, informática e antenas, com filiais na Zona Norte e Zona Sul de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Xangri-lá e, em novembro do ano passado, inaugurou a primeira loja fora do Rio Grande do Sul, em Criciúma (SC).

Botão Voltar ao topo