Cidades do RSRio Grande do Sul

Confira as alterações do comércio em Sapiranga

O funcionamento dos estabelecimentos comerciais de Sapiranga deve acontecer de acordo com as normas estabelecidas no decreto municipal, publicada no âmbito do Município de Sapiranga. As medidas tomam como base o Decreto Estadual N.º 55.128 publicado no Diário Oficial, que declara estado de calamidade pública em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo coronavírus.

“Compreendemos que é um momento muito difícil para todos. A economia, sem dúvida será afetada, mas o momento é de união e de esforços máximos no sentido de preservação da saúde e da vida de todos os empresários e colaboradores do nosso segmento”, afirmou a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga, Clarice Strassburger.

Entre os aspectos citados na medida, no que se refere ao comércio a medida mais importante é a proibição das atividades comerciais e da prestação de serviços privados não essenciais, implicando no fechamento do comércio local, aí entendidos, as academias, piscinas, áreas de lazer, clubes (shows, bailes, boates, festivais), casas de festas, quadras esportivas, escolas de futebol, salões de beleza, financeiras, imobiliárias, clínicas estéticas, comércio de ambulantes, lojas em geral, entre outros.

Estabelecimentos gastronômicos

Restaurantes, bares e lanchonetes devem higienizar, após cada uso, durante o período de funcionamento e sempre quando do início das atividades, as superfícies de toque (cardápios, mesas e bancadas), preferencialmente com álcool em gel 70% ou outro produto adequado. Além disso, manter a capacidade máxima de pessoas correspondente ao número de assentos do estabelecimento, não sendo permitida a permanência de pessoas em pé.

Prevenção ao contágio

Os estabelecimentos comerciais essenciais (que permanecem abertos) devem adotar sistemas de escalas, de revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores, bem como implementem medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus, além do controle do número de consumidores para evitar aglomeração de pessoas, bem como manter controle das filas, quando existentes, no lado externo, tanto em relação a prioridades quanto distanciamento entre as pessoas.

O Parque Municipal do Imigrante, Museu Municipal, Centro Municipal de Cultura, Biblioteca Municipal, Casa do Imigrante, ginásios Nenezão e Palácio dos Esportes ficarão fechados, não sendo permitido o acesso ao público.

Botão Voltar ao topo