Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Canoas: Hospital Universitário e UPAs preparam centenas de novos leitos

Ação busca ampliar estrutura para tratar pacientes diagnosticados com Covid-19

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza nesta semana a construção de estruturas de emergência que abrigarão leitos novos nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Boqueirão e Rio Branco. Os espaços terão capacidade para atender 30 pacientes (15 em cada unidade), além de dois consultórios, sala de triagem, copa e espaço para descanso. A iniciativa vai auxiliar os cidadãos canoenses que, por ventura, tiverem sintomas mais graves de gripe, como febre alta e dificuldade respiratória.

“É importante esclarecer que os anexos exclusivos para tratamento de coronavírus permanecerão por tempo indeterminado, realizando triagens e atendendo adequadamente a população sintomática”, explica o secretário da Saúde, Fernando Ritter. Os serviços de emergência ficam ao lado, separados dos prédios das UPAs, para evitar a contaminação de pacientes que necessitarem de atendimento médico por outros motivos. O passo a passo, o fluxo de entrada e os demais cuidados de segurança serão esclarecidos pelos canais oficiais da gestão municipal nos próximos dias.

O Hospital Universitário, que aguarda a contratação de 47 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, também receberá nova estrutura para atendimento. No último fim de semana, a Prefeitura decretou oficialmente a requisição administrativa de 4.200 m² do prédio 1 da Ulbra para implementar um hospital de campanha contra a pandemia do coronavírus. Atualmente, a capacidade do local é de 10 leitos em UTI e 20 para internação exclusivos para o tratamento da doença e estima-se que 350 outros poderão ser disponibilizados, conforme a chegada de profissionais e materiais necessários.

Segundo o prefeito Luiz Carlos Busato, a sensibilidade do novo reitor da Ulbra Canoas, Thomas Heimann, e do governo do Estado foram fundamentais para esse reforço. “O contágio do Covid-19 ocorre de forma muito rápida, por isso, estamos nos preparando para uma tempestade. Se for só uma garoa, pelo menos trabalhamos preventivamente para salvar vidas”, declarou.

Botão Voltar ao topo