DestaquePelotasRio Grande do Sul

Cai nível da Barragem Santa Bárbara em Pelotas

Marca chega a 2m92cm nesta segunda-feira. Estiagem na região sul, somada ao forte calor dos últimos dias, tem prejudicado o abastecimento, especialmente pelo alto consumo registrado na cidade

Nesta segunda-feira (30), a Barragem Santa Bárbara chegou a 2m92cm abaixo do nível ideal na marcação diária feita pelo Sanep. A estiagem na região sul, acompanhada do forte calor dos últimos dias, tem prejudicado o sistema de abastecimento na cidade, especialmente pelo alto consumo registrado no município.

No final de semana passado, foi necessário parar temporariamente o sistema de bombeamento na Barragem para recuperar os níveis dos reservatórios e tanques da Estação de Tratamento, que não estavam respondendo à demanda. Nesta segunda, o abastecimento já está ocorrendo normalmente nas regiões que haviam sido afetadas.

Por isso, o Sanep reforça a necessidade do uso consciente de água, ainda mais neste momento, evitando desperdícios e o emprego dela em situações que não sejam de extrema necessidade.

Ainda está em validade, em Pelotas, o decreto de restrição da utilização da água, que proíbe a lavagem de carros, calçadas, regar plantas e molhar pátios. O Sanep atua com equipe de plantão para fiscalizar casos com registro de esbanjamento de água. Nestes casos, o morador é notificado e, havendo reincidência, poderá ter seu abastecimento suspenso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo