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Coronavírus: Central Telefônica de Canoas atendeu mais de 550 ligações em dois dias

Psicólogos e assistentes sociais auxiliam a população para que ninguém saia de casa

A Prefeitura de Canoas disponibilizou, na última sexta-feira (27), uma central telefônica para auxiliar a população e tirar dúvidas a respeito da pandemia do coronavírus. Em apenas dois dias de atividade, mais de 585 atendimentos foram realizados por psicólogos e assistentes sociais sobre cuidados com a saúde, preservação da saúde mental, cadastro de voluntários e denúncias à Vigilância Sanitária.

Segundo a diretora de Políticas em Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Vanessa Dornelles de Oliveira, a alta procura pelo serviço comprova a necessidade de darmos atenção a quem se sente desconfortável neste período de isolamento social. “Recebemos muitas ligações de moradores que relatam diversas dificuldades, como não saber lidar com tantas informações e o sentimento de angústia que isso desperta”, afirma.

Jaqueline Melo é assessora comunitária da Câmara Municipal de Vereadores e atua como voluntária nos atendimentos relacionados à saúde. Ela foi previamente treinada, mas conta com o apoio de um médico especialista nas ligações que envolvam casos mais graves de febre ou dificuldade respiratória. “Como a central foi criada a partir do diálogo entre os poderes executivo e legislativo, fomos convidadas a participar dos atendimentos. Muitos colegas ficaram sabendo da iniciativa e também decidiram ajudar”, explica.

Dentre os pedidos de informações mais frequentes na central de atendimento, estão questionamentos sobre os decretos publicados, os estabelecimentos que devem se manter fechados, a campanha de vacinação da gripe e quando as aulas retornarão no ensino público. Os esclarecimentos são feitos por meio do telefone (51) 3425-7681, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

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