DestaqueRio Grande do Sul

Venâncio Aires flexibiliza a reabertura do comércio

Venâncio Aires vai editar hoje (31) um novo Decreto Municipal de Calamidade Pública por conta do coronavírus. O objetivo é flexibilizar a reabertura do comércio, empresas e indústrias do município a partir de quarta-feira (1º). A decisão foi tomada pelos prefeitos da região em reunião da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), nesta segunda-feira (30), em encontro em Santa Cruz do Sul.

Com a preocupação de evitar aglomerações e que sejam cumpridas condutas sanitárias, o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, em nome dos responsáveis pela pasta nos municípios que compõem a Amvarp, organiza uma cartilha com medidas de controle sanitário que deverão ser seguidas pelas empresas, comércio e indústrias dos municípios da região.

Para a elaboração, serão levados em conta os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e Estado que devem ser divulgados ainda nesta terça-feira.

Segundo o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, a partir disso será feita uma transição reavaliando a situação na região, para somente então tomar novas medidas, mantendo assim um equilíbrio essencial neste momento.

“A previsão é de que a pandemia deve se alastrar no fim de abril, mas também para maio/junho. Por isso precisaremos fazer esse gerenciamento de forma direta e diária, avaliações de acordo com os números e a situação em nosso município, que já está organizado com o Centro Respiratório, a teleconsulta, aumentou-se a capacidade de atendimento em postos do interior, fez-se uma negociação já com o governador do Estado recursos e novos leitos na UTI e respiradores”.

Para a tarde desta terça-feira (31), está marcada uma reunião entre prefeitura e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) para organizar da melhor forma está reabertura a partir de quarta-feira (1º). Em Venâncio Aires ainda não há nenhum caso confirmado de coronavírus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo