Rio Grande do Sul

Guilherme Pasin empossa nova diretoria da AMESNE

Nesta segunda-feira, 20, o Prefeito Guilherme Pasin, que esteve à frente da Presidencia da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), no último ano, empossou a nova diretoria para gestão (2020-2021). Na ocasião, foi homenageado pelo novo Presidente e Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda. O encontro foi realizado no Gabinete do Prefeito, em Bento Gonçalves, obedecendo todas regras de distanciamento e higienização conforme recomendado nos Decretos Municipais.

“Nosso agradecimento ao Prefeito Pasin, que elevou nossa entidade regionalmente solucionando demandas antigas relacionadas à saúde, a infraestrutura e ao setor econômico. E neste momento delicado que estamos vivendo em que uma pandemia mundial atinge nossos Municípios demonstrou liderança, priorizando com zelo a saúde da população. Daremos continuidade a este trabalho por nossa comunidade”, disse o Prefeito Breda, que apresentou como vice-presidentes, o Prefeito de Caxias- Flávio Cassina e de Guaporé – Valdir Fabris.

O prefeito Guilherme Pasin agradeceu e destacou que buscar a integração de pautas e esforços é papel de entidades como Amesne, quesendo uma das mais antigas entidades municipalistas do Brasil, atua há mais de cinco décadas na defesa da região. “Hoje, reunimos 36 cidades da Serra gaúcha com grande representatividade política e econômica. Em comum, nossas raízes, cultura e uma série de desafios regionais históricos, como a infraestrutura e o desenvolvimento econômico”, disse.

Um dos projetos evidenciados na gestão do Prefeito Pasin foi a concretização de uma demanda antiga da entidade com a referência das cirurgias de média e alta complexidade de traumato ortopedia em Farroupilha. Com a pandemia do novo Coronavírus, os Municípios da região unificaram ações, trabalharam de forma antecipada para criar estrutura de enfrentamento ao vírus, com a construção de novos leitos de UTI e isolamento. “Estamos vivenciando uma dos maiores desafios dos gestores, lutamos contra um vírus. Mas, nossa região em um trabalho articulado iniciou a criação de estruturas antecipadamente e orientações para população”, disse.

No campo econômico, alguns avanços já foram conquistados. Ao honrar sua palavra e pôr um fim na substituição tributária da cadeia vitivinícola, o governador Eduardo Leite atendeu a uma antiga demanda da Amesne. Também, segue o trabalho pela criação da Zona Franca da Uva e do Vinho. Além disso, a região foi sede da reunião da Cúpula do Mercosul.

Pautas como extensão da BR-448 entre Sapucaia do Sul e Portão, o que permitiria deslocamento de Porto Alegre até a região sem ingressar na BR-116 seguem em andamento.

Nova diretoria (2020-2021)

Presidente: Prefeito de Cotiporã – José Carlos Breda

  • 1º Vice-presidente: Prefeito de Caxias do Sul – Flávio Cassina
  • 2º Vice-presidente: Prefeito de Guaporé – Valdir Fabris
  • 1º Secretário: Prefeito de Nova Prata  Volnei Minozzo
  • 2º Secretário: Prefeito Boas Vista do Sul – Aloisio Rizzi

Tesoureiro: Prefeito de Nova Pádua – Ronaldo Boniatti

Conselho Fiscal e efetivo

  • 1 – Prefeito de União da Serra – Léo Paulo Cedron
  • 2 – Prefeito São Marcos – Evandro Kuwer
  • 3 – Prefeito São Jorge – Jorge Pivoto

Conselho Fiscal Suplentes

  • 1 – Prefeito Montauri – Jairo Roque Rosso
  • 2 – Prefeito de São Valentin do Sul – Geri Angêlo Macagnan
  • 3 – Prefeito de Nova Roma do Sul – Douglas Favero Pasuch
Botão Voltar ao topo