Rio Grande do SulSaúde

Vacinadas mais 40 mil pessoas em Santa Maria

Mais de 42 mil doses contra a influenza já foram aplicadas no município desde o começo da campanha. Previsão é de que nova remessa seja entregue nesta quarta-feira, 22/04.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B) teve continuidade nesta segunda-feira (20) para profissionais da segurança e para pessoas que estão acamadas. Desde o começo da campanha, 42.082 pessoas já foram imunizadas. A previsão é de que, nesta quarta-feira (22), o Município receba nova remessa de doses, com continuidade da vacinação entre quinta e sexta-feira, com locais ainda a serem definidos.

Os profissionais da segurança integram o público-alvo da segunda etapa da campanha. Em Santa Maria, 4 mil doses para esses profissionais já foram destinadas e serão aplicadas conforme cronograma das corporações. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde vacinou integrantes da Polícia Federal. A iniciativa ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), na Delegacia de Santa Maria, que fica na Rua Vale Machado, 1.361. O prefeito Jorge Pozzobom e o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, comparecem ao local.

“É um cuidado que temos com todos os moradores de Santa Maria, e os servidores da segurança não poderiam ficar de fora porque são os que estão no enfrentamento dos crimes e têm mais contato com a população”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom.

As pessoas que não têm condições de sair de suas casas para ir até as unidades de saúde receber a dose contra a influenza também fazem parte do cronograma de vacinação. Somente na manhã desta segunda-feira (20), foram vacinadas 48 pessoas acamadas conforme demanda de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 83,92% dos idosos residentes em Santa Maria já foram imunizados, além de 70% dos profissionais de saúde. Pessoas que integram esses dois grupos poderão receber a vacina até o final da campanha nacional, em 22 de maio. A dose protege a população contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

Botão Voltar ao topo