NotíciasRio Grande do Sul

Executivo de Caxias quer prorrogar contrato de concessão do transporte público urbano

Prefeitura entrega projeto à Câmara Municipal. Os textos foram detalhados no Legislativo pelo Vice-prefeito Edio Elói Frizzo e pelos secretários Grégora Fortuna dos Passos (Governo) e Alfonso Willenbring Júnior (Trânsito)

O Parlamento caxiense recebeu, nesta segunda-feira (04/05), o projeto de lei do município (PL 29/2020) que pede autorização dos vereadores para prorrogar contrato de concessão do transporte público urbano na cidade. Na ocasião, também foi repassado à Casa o PL 30/2020, que revoga a lei que dispõe sobre o transporte de frete em Caxias do Sul. As propostas foram entregues no Legislativo pelo Vice-prefeito Edio Elói Frizzo e pelos secretários Grégora Fortuna dos Passos (Governo e Chefia de Gabinete) e Alfonso Willenbring Júnior (Trânsito, Transportes e Mobilidade).

Antes de efetivar o protocolo dos documentos, os representantes do Executivo fizeram uma explanação das matérias aos parlamentares, os quais foram convidados para o encontro pelo líder de governo na Casa, vereador Velocino Uez/PTB. Acompanharam essa explanação, além de Uez, o presidente da Câmara, Ricardo Daneluz/PDT, e os vereadores Edson da Rosa/PP, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Gustavo Toigo/PDT, Paula Ioris/PSDB, Tatiane Frizzo/PSDB e Wagner Petrini/PSB.

Frizzo explicou que o pedido de prorrogação do contrato do transporte coletivo urbano, que hoje está sob a responsabilidade da empresa Viação Santa Tereza (Visate), é de 12 meses, mas a expectativa é que esse tempo se reduza a meio ano, até que fique pronto e seja lançado o novo edital de concessão. O Vice-prefeito prevê que, em julho, o edital deverá estar na rua. Segundo ele, nos próximos dias, para ouvir a comunidade, será feita uma audiência pública, mesmo que virtual, por conta dos cuidados exigidos pela prevenção ao coronavírus. Antes, será contatado o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, acrescentou o também atual responsável pela pasta do Planejamento.

Alfonso Willenbring Júnior lembrou que o PL 29/2020 precisa ser apreciado pela Câmara em regime de urgência, porque o atual contrato do transporte urbano vence no dia 12 deste mês. Em termos objetivos, esse projeto de lei acrescenta o parágrafo 4º ao artigo 12º da lei nº 797, de 12 de novembro de 1957, que dispõe sobre o transporte coletivo rodoviário municipal e dá outras providências, e autoriza a prorrogação do contrato de concessão em vigor. Esse parágrafo 4º, de forma literal, considera que, “em caráter excepcional, devidamente justificado e mediante autorização legislativa, o prazo estabelecido no § 3º, poderá ser estendido por até doze meses, a fim de viabilizar a conclusão do procedimento licitatório, mediante formalização do competente termo aditivo”.

Esse parágrafo 3º já permite ao poder Executivo, mediante autorização legislativa, por mais de uma vez e por prazo não superior a 10 anos, a prorrogação dos contratos de concessão, cujos prazos estejam vencidos ou por vencer, desde que os serviços sejam considerados de boa qualidade ou satisfatórios. Se o PL 29/2020 for aprovado e sancionado, então a prefeitura poderá estender esse prazo por mais um ano.

Alguns vereadores presentes questionaram o embasamento legal do projeto de lei. A secretária de Governo e Chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos disse que essa alteração da lei 797/1957 seria a modificação necessária e que o restante do trâmite estaria de acordo com a legislação das concessões e permissões de prestação de serviços públicos. Ela também informou que, nesta segunda-feira (04/05), haverá uma videoconferência, às 17h45min, com o Conselho Municipal de Trânsito, para tratar do assunto.

Quanto à questão da urgência do PL 29/2020, o presidente Ricardo Daneluz/PDT informa que só depende dos pareceres das comissões parlamentares. Caso o documento receber pareceres entre esta terça e quarta-feira (05 e 06/05/2020), a matéria poderá ir para a pauta ainda na quinta-feira (07/05), com convocação de sessão extraordinária, para ser esgotada a tramitação no âmbito legislativo.

Ainda sobre a questão do transporte coletivo urbano, Frizzo e Willenbring trouxeram mais novidades para o encontro. Comunicaram que, ainda neste mês, em projeto piloto, circulará na região do Desvio Rizzo ônibus elétrico. Frizzo adianta que a iniciativa surgiu após reunião com representantes da empresa Marcopolo, fabricante caxiense desse tipo de veículo. O secretário Willenbring também disse que, na reunião de hoje com o Conselho de Trânsito, será debatido o reajuste do transporte seletivo na cidade (táxi-lotação). Hoje, a tarifa está em R$ 3,60.

Quanto ao PL 30/2020, que revoga a Lei 6.239, de 09 de junho de 2004, a qual dispõe sobre a atividade de transporte de bens e mercadorias em veículos de aluguel no município de Caxias do Sul – Transporte de Frete, os representantes do Executivo esclareceram que é uma adequação da normatização municipal em face dos regramentos federais em matéria de trânsito. Também alegam que os pontos de frete praticamente não estariam mais em uso na cidade.

Botão Voltar ao topo