NotíciasRio Grande do Sul

Jararaca é capturada em casa na Feitoria

Grupamento Ambiental de São Leopoldo resgata dois animais silvestres

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo fez o resgate de dois animais silvestres, na segunda-feira, 4 de maio. O primeiro caso ocorreu quando a Central de Operações da GCM foi informada da presença de uma serpente em uma residência do bairro Feitoria. No local, a equipe fez a captura e o manejo de uma jararaca. O animal foi solto em seu habitat natural, em local afastado de contato humano.

Ouriço é encontrado ferido

Fotos: Divulgação/Scom/PMSL

À tarde, a equipe foi acionada para resgatar um ouriço que foi encontrado em uma indústria no bairro Fazenda São Borja. Ao fazer a captura do animal foi verificada uma fratura no crânio. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA) em Porto Alegre.

O setor é responsável por recepcionar, triar e tratar os animais silvestres resgatados, ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores e reinseri-los na natureza. Devido a complexidade da fratura, o órgão ambiental encaminhou o ouriço para procedimento cirúrgico no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Botão Voltar ao topo