Rio Grande do Sul

Agências do Sine voltam a atender segunda-feira

As Agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Rio Grande do Sul voltam a atender de forma presencial a partir da próxima segunda-feira (11). A decisão considera, sobretudo, auxiliar beneficiários do seguro-desemprego que estão com dificuldades para encaminhamentos on-line. As agências fecharam em março como medida de prevenção ao novo coronavírus.

A proposta da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é que o atendimento presencial nas 153 agências seja exclusivo a estes casos, evitando aglomerações. Para alinhar estratégias, diversas videoconferências foram realizadas nos últimos dias com a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, delegados e agentes regionais do Trabalho e coordenadores das Agências de Desenvolvimento Social.

Normas de saúde

Todos os atendimentos deverão cumprir as normativas do Ministério da Saúde, baseadas no decreto do governo do Estado, que determina cuidados com os ambientes, higienização e disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos agentes aptos para o atendimento ao público, assim como para os que buscam o serviço. Os canais virtuais como e-mail, telefone e WhatsApp seguem mantidos.

Segundo dados do Ministério da Economia, da segunda quinzena de março até 26 de abril foram registradas 54.785 solicitações do benefício no Rio Grande do Sul. Desses, 42.955 foram on-line e 11.830 presencial. Por dia, em média, são recebidos 6 mil e-mails relativos ao benefício no Estado.

No Brasil, em igual período foram registradas 775.194 solicitações, sendo 616.714 on-line. Em março e abril do ano passado, no Rio Grande do Sul, foram registradas 70.304 solicitações do seguro-desemprego. Desses, apenas 731 foram on-line e o restante, 69.573, de forma presencial.

Lista das agências Sine: acesse aqui.

SERVIÇOS

Seguro-Desemprego: Aplicativo – Carteira de Trabalho Digital
Site: servicos.mte.gov.br

Carteira de trabalho: Aplicativo – App CTPS Digital

Vagas de emprego: Aplicativo – Sine Fácil

Central de Atendimento do Trabalhador do Ministério da Economia: 158

Mais informações: site da FGTAS.

Dúvidas, esclarecimentos e informações: fgtas@fgtas.rs.gov.br e (51) 3284-6000

Programa Gaúcho do Artesanato: artesanato@fgtas.rs.gov.br e (51) 3226-3055

Centro Humanístico Vida: vida@fgtas.rs.gov.br e (51) 3340-0025

Botão Voltar ao topo