NotíciasRio Grande do Sul

Chuva ajuda plantio, mas não acaba a seca na área rural de Caxias

Avaliação é do setor técnico da SMAPA, que já instalou 30 caixas d’água em caráter emergencial e realizou outras 30 proteções de fontes no interior do Município

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e do Samae, instalou 30 caixas d’água em caráter emergencial, em pelo menos doze localidades do meio rural seriamente atingidas pela estiagem (veja abaixo). Os equipamentos estão auxiliando no abastecimento de cerca de 50 famílias de agricultores que estavam sem água para beber.

Caminhões pipa estão trabalhando para garantir o abastecimento doméstico de água – Fotos Ivan Miguel Feijó/PMCSgua

Desde o início do ano, a SMAPA e o Samae vêm atendendo os produtores rurais com caminhões-pipa. Paralelo a isto e à instalação das caixas d’água, os técnicos da SMAPA também dão continuidade ao Programa Água Limpa de proteção de fontes e saneamento rural. Somente neste ano, 30 fontes receberam proteção. A maioria das nascentes fica na região de Criúva. Mas o serviço também foi realizado em outros locais, como por exemplo Terceira Légua.

CHUVA – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 38,5 mm de chuva em Caxias do Sul (no Aeroporto) de segunda (11) até o início da tarde desta terça-feira (12.05). Segundo a diretora técnica da SMAPA, engenheira agrônoma Neiva Rech, foi uma precipitação contínua e boa para o solo. “No entanto, nosso maior problema é a falta de água para consumo das famílias. Para normalizar esta situação, ainda é preciso que chova com regularidade por uns dois ou três meses”, avalia.

Localidades onde foram instaladas as caixas d’água (cada uma com capacidade para 5 mil litros): Ana Rech, Criúva, Canudos (Santa Lúcia do Piaí), Ilhéus, Quarta Légua, São José da Quarta Légua, Terceira Légua (São Luís, Caravaggio e São Pedro), Maternidade (Quinta Légua) e Cerro da Glória (Forqueta) e São João (Criúva).

Botão Voltar ao topo