Rio Grande do Sul

Dez aves silvestres são apreendidas em Esteio

Nesta manhã (13), uma ação conjunta realizada em Esteio envolveu a Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), a Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa), a Brigada Militar e a Polícia Civil na apreensão de dez aves silvestres. A equipe se deslocou até os bairros São José e Primavera após o recebimento de denúncias anônimas de criação irregular de aves silvestres em três endereços diferentes.

Os animais, mantidos em cativeiro sem a autorização do Ibama, foram recolhidos e encaminhados à SMMA para que seja realizada uma avaliação da situação atual deles e possível soltura das aves em um local natural adequado. Aqueles que não puderem ser soltos serão transferidos para a unidade do Ibama em Porto Alegre. Foram resgatados um papagaio verdadeiro, dois trinca-ferros, um casal de azulão, um casal de coleirinho, dois canários-da-terra e um tico-tico rei. Outras quatro ações realizadas pela equipe na última semana, nos bairros Três Marias e Centro, resultaram na apreensão de outras 43 aves.

A criação irregular de animais silvestres é crime, passível de punições como multa e detenção, previsto nas leis 9.605 (Art. 29) e 6.514 (Art. 24). Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria da Prefeitura de Esteio (0800-541-0400) e pelo aplicativo Fiscale.vc, disponível no site www.fiscale.vc ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store.

Botão Voltar ao topo