Região Metropolitana

Escola de Canoas participa de maratona on-line para buscar soluções criativas em meio à pandemia

EMEF Arthur Pereira de Vargas é representada por quatro alunos do 9º ano e três professoras no Ideathon Kids

Com o objetivo de buscar soluções criativas e inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas em meio à pandemia da Covid-19, a Ideathon Kids mobilizou crianças e jovens em uma maratona on-line que também busca fomentar a cultura de empreendedorismo e inovação. Dentre os participantes estão quatro alunos e três professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arthur Pereira de Vargas, de Canoas.

Publicidade

A equipe, que se chama Arthur X Corona, está participando com outras 13, formadas por alunos de diversas escolas. O aluno do 9º Ano, Alysson Silva de Oliveira, afirma que o grupo está tendo ótimas ideias e situações interessantes. “Para mim, está sendo realmente uma experiência muito interessante e produtiva. Estamos aproveitando o maior tempo livre para pensar, em conjunto, em algumas soluções de alguns problemas em decorrência da pandemia”, comenta.

A professora Fernanda Moser afirma que os alunos e professoras estão realizando as atividades de casa, mas sempre de forma conjunta para pensar no projeto. “Criamos o site a Hora do Recreio Virtual através do Google Sites, bem como um perfil no Instagram, que está em fase de organização. A ideia é criar um espaço para compartilhamento de produções artísticas, do que alunos e professores estão fazendo no seu dia a dia, de dar dicas nesse período de isolamento social, possibilitando melhorar a autoestima de todos através dessa proximidade on-line”, completa.

O evento é uma iniciativa da i51- Hub de Inovação e da Ulbra, mas conta com mais de 100 mentores que são especialistas na área de tecnologia e inovação. Entre eles, o coordenador de inovação da Sispro, Fernando Batistella, que afirma que o objetivo do Ideathon Kids é compreender, de maneira lúdica, a visão das crianças e dos jovens sobre este momento. “Em cada fase, auxiliamos as equipes na condução das atividades, mostrando diferentes caminhos e pontos de vista que possam auxiliar as equipes nas tomadas de decisões”, explica.

As atividades iniciaram no dia 28 de abril e a banca realizará a avaliação no sábado (23), dia em que será conhecida a equipe vencedora. As avaliações serão disponibilizadas para todas as equipes e o evento irá apresentar um ranking dos projetos, por categoria, ordenados pela avaliação dos jurados. Todas as equipes que apresentarem seu projeto receberão certificado de participação e serão destacados com certificado de premiação as quatro melhores equipes de cada categoria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.