Rio Grande do Sul

Cachorrinha idosa do Canil Municipal de Esteio é adotada

Com a chegada do frio tudo o que os “doguinhos” do Canil Municipal de Esteio querem é uma casa quentinha e com muito amor para chamar de sua. Quem teve seu desejo atendido, na última quinta-feira (21), foi Franciele, cachorrinha residente no canil há quatro anos. A nova tutora, Helenita Maria Franco, contou que foi amor à primeira vista. “Me falaram de um cachorrinha idosa que morava no canil há muito tempo e me mandaram uma foto da Fran. Quando vi, na hora me apaixonei por ela”, disse ela, emocionada.

Helenita é proprietária da pet shop esteiense Patinhas, que tem uma parceria com o Departamento de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) para promover o Dia do Banho, iniciativa que completou um ano em abril e tem como objetivo manter a higiene e os cuidados com os cães abrigados no Canil Municipal de Esteio. Franciele foi beneficiada pela ação no dia em que foi adotada, assim como Scar, outro doguinho que ainda aguarda por um novo lar. Ambos receberam cuidados especiais como banho, tosa, limpeza das orelhas, escovação e corte de unhas.

Mais de 50 cães adultos no Canil Municipal de Esteio aguardam por um novo cuidador que os leve para um lar cheio de amor e de carinho. O espaço está operando em sua capacidade máxima, em função da falta de responsabilidade de pessoas que adotam animais sem pensar nos cuidados necessários para manter o bichinho e depois acabam abandonando-os pela cidade, um crime, conforme a legislação federal, sujeito a multas e até prisão de três meses a 1 ano.

Catioro Go!

Quem quiser conhecer quais cachorros estão aguardando adoção pode acessar o site do Catioro Go! (www.esteio.rs.gov.br/catioro/). A página, lançada pela Administração Municipal em 2016, pode ser acessada em computadores, tablets e smartphones e traz a foto, o nome e o sexo do cachorrinho. Para adotar pelo site, basta clicar em “Capturar Catioro” e fazer o login em uma conta do Facebook. Após, a pessoa terá sete dias para buscar o cãozinho no Canil Municipal. Caso passe o prazo, o cachorrinho voltará para a página e ficará disponível para adoção por outra pessoa.

Quem não tiver perfil no Facebook ou não quiser fazer login na rede social poderá também “capturar o catiorineo”. Para isso, basta ligar para o telefone (51) 3433-8180 e falar com a coordenadora Luciane Baretta. Por esta forma, também é aberto prazo de sete dias para que a pessoa busque o animalzinho no Canil.

Campanha alerta para crime de abandono de animais
Para tentar conscientizar a população de que, além de cruel, o ato de abandonar animais é crime, a SMMA, em parceria com a Brigada Militar e a Polícia Civil, afixou cartazes em paradas de ônibus de Esteio. Na imagem, a frase “Abandono de animais é crime” vem acompanhada da informação de que conforme a Lei Federal 9.605/98, o ato prevê multas e pena de prisão de três meses a 1 ano. Para que os criminosos possam ser identificados, a orientação é que, ao flagrar uma cena de abandono, a pessoa fotografe ou grave e registre ocorrência na Polícia Civil, Brigada Militar ou Ouvidoria da Prefeitura.

Botão Voltar ao topo