NotíciasRio Grande do Sul

Secretaria da Saúde de São Leopoldo conclui vacinação em acamados

Para diminuir a demanda por doenças respiratórios e facilitar o diagnóstico do coronavírus, a Prefeitura de São Leopoldo adotou uma série de medidas diferenciadas na cidade. Entre elas, a vacinação contra a gripe H1N1 em acamados. Em parceria com a central de veículos do Semae, vacinadores da rede pública percorreram residências que agendaram horários na Vigilância em Saúde. Foram imunizados mais de 200 pessoas acamadas. O sistema de drive thru (vacinação dentro do veículo), implantado no Ginásio Municipal, também facilitou a aplicação das doses para outras 100 pessoas sem mobilidade.

O secretário da Saúde Ricardo Charão explica que a vacina não previne contra a covid-19, mas serve para diminuir a demanda nos postos e auxiliar na hora do diagnóstico das doenças. “Ao imunizar a população contra a gripe H1N1, diminuímos a procura nas unidades e, em caso de sintomas gripais, descartamos de imediato esse tipo de gripe”. Charão disse ainda que São Leopoldo foi pioneira na adoção de medidas de prevenção e acesso. “Começamos a vacinação contra a gripe ainda em março. Fomos o primeiro município no Estado. Em seguida, para cuidar dos idosos, tiramos a vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e implantamos o drive thru. Somado a tudo isso, abrimos para o agendamento a domicílio para acamados”, enumerou.

A coordenadora de Imunizações Karen Carvalho acrescenta que em asilos a vacinação foi fornecida pela Secretaria da Saúde e executada pelos próprios profissionais de enfermagem dos lares. “Optamos por essa modalidade para evitar ao máximo a circulação de pessoas de fora nesses espaços”. A aplicação de doses contra a gripe prossegue nas unidades com salas de vacinação em sua terceira fase, aberta também para professores e pessoas acima de 55 anos.

Botão Voltar ao topo