Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves incentivou atividades lúdicas na Semana do Brincar

Desde 1999, foi instituído o dia 28 de maio como o Dia Internacional do Brincar. O Brincar está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sendo um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança, juntamente com o conviver, o explorar, o participar, o expressar e conhecer-se. E, geralmente, as escolas, estendem essa data para a semana, onde se promove uma série de brincadeiras que incentive a criatividade, onde a criança possa fazer uma leitura de mundo.

Dessa forma, Juliana Dal Mas Detoni, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, ressalta que “permitir que a criança brinque é um ato de amor. Conduzir e incentivar essa atitude é respeitar e valorizar a vida em seu ciclo normal. Por meio do brincar ela aprende, experimenta o mundo, as possibilidades, as relações sociais, além de elaborar sua autonomia de ação e organizar as suas emoções”.

Este ano, com as especificidades da suspensão das aulas devido ao Coronavírus, a Rede Municipal de Ensino por meio do Ensino Remoto orientaram os pais ou responsáveis a realizar atividades juntamente com os pequenos com os materiais de fácil acesso às famílias, como panelas, panos, caixas, etc. E o feedback está sendo positivo. “É o brincar livre com massa de modelar, com recursos como fibras, almofadas, jornal, entre outros materiais que temos usualmente nas nossas residências. E é gratificante ver como estão participando junto com os seus filhos e filhas, de entrar nessa construção do imaginário e da criatividade”.

A secretária municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques observa que “o Brincar é uma atividade séria que precisa ter o seu espaço no desenvolvimento da criança. Não pode ser negligenciada e os nossos educandários respeitam esse princípio que vai de encontro ao tempo da infância, de seus direitos essenciais de viverem plenamente”.

Botão Voltar ao topo