E-commerce no Brasil cresce 51% durante pandemia
Eletrônicos, Moda e Casa & Móveis foram os que mais cresceram (106%, em média). Turismo foi o único setor a registrar queda: -79%. Levantamento feito pela Conversion, consultoria de performance & SEO, analisou 50 principais lojas online do Brasil
No último mês (maio), os principais sites de e-commerce brasileiros registraram 1 bilhão de visitas e um crescimento médio de 51% na sua audiência em relação a fevereiro, período anterior à pandemia.
Os dados foram levantados pela Conversion, consultoria de performance & SEO, utilizando dados da plataforma SimilarWeb para contabilização de número de visitantes.
No cenário analisado, destacaram-se os seguintes setores com os respectivos aumentos, em comparação ao início da pandemia: 1. Eletrônicos (136,72%); 2. Moda (95,27%); 3. Casa & Móveis (85,39%); 4. Pet (65,56%) e 5. Comida (61,40%). Apenas o setor de Turismo caiu (79%).
“As pessoas estão mais em casa e começaram investindo em itens essenciais ou que não puderam ser comprados no varejo tradicional, que se encontra fechado”, afirma Diego Ivo, CEO da Conversion. “A pandemia acelerou fortemente o e-commerce e vai criar uma nova corrida pelas vendas online entre as empresas”, prevê Ivo.
Setores que mais cresceram
Setor | Crescimento médio |
Eletrônicos | 136,72% |
Moda | 95,27% |
Casa & Móveis | 85,39% |
Farmácia & Saúde | 43,28% |
Pet | 65,56% |
Comida | 61,40% |
Grandes varejistas | 50,04% |
Mercado | 50,01% |
Cosméticos | 40,80% |
Outros | 16,81% |
Educação & Livros | 11,69% |
Importados | 2,07% |
Turismo | -79,41% |
Média geral | +51,16% |
Uma nova corrida e-commerce no Brasil
Seguindo a linha de empresas como Amazon, Facebook e Apple, que já superaram seu valor de mercado pré-coronavírus, no Brasil espera-se uma nova corrida pelo e-commerce, que se tornou a única modalidade de vendas para muitos varejistas.
Durante a pandemia, o e-commerce foi o único canal de vendas para praticamente todos os varejistas (B2C – Business to Consumer) e até indústrias, que chegam ao online pela modalidade de vendas conhecida como D2C (Direct to Consumer). Vendas online aumentaram 51%.
Pensando nesse movimento, a Conversion preparou um guia para e-commerce (https://www.conversion.com.br/blog/o-que-e-ecommerce/), que traz as melhores práticas para operação, site e marketing de sites de comércio eletrônico e também tem visto um aumento na demanda por estratégias online.
“No primeiro momento as empresas tomaram um verdadeiro susto, mas muitas empresas já perceberam que os canais online são a solução e os investimentos estão sendo retomados”, afirma o CEO da Conversion, que prevê um crescimento em 70% nos negócios da consultoria até o fim do ano.
Ranking dos 50 sites mais acessados no pico da pandemia
Veja na tabela abaixo o ranking dos principais sites de e-commerce no Brasil ordenados a partir do número de acessos (em milhões), no mês de maio de 2020.
Nome da Loja | Categoria | Número de acessos (em milhões) |
MercadoLivre | Grande varejo | 253,147 |
Americanas | Grande varejo | 139,644 |
Amazon | Grande varejo | 85,810 |
Magazine Luiza | Grande varejo | 71,940 |
Casas Bahia | Grande varejo | 69,566 |
AliExpress | Grande varejo | 30,220 |
Submarino | Grande varejo | 28,758 |
Extra | Grande varejo | 22,266 |
Elo7 | Outros | 21,010 |
ShopTime | Grande varejo | 20,989 |
Carrefour | Mercado | 18,036 |
Dafiti | Moda | 17,760 |
PontoFrio | Grande varejo | 17,490 |
Madeira & Madeira | Casa | 16,640 |
Apple | Eletrônicos | 13,710 |
Leroy Merlin | Casa | 12,910 |
Riachuelo | Moda | 12,110 |
iFood | Comida | 12,100 |
Natura | Cosméticos | 11,580 |
Estratégia Concursos | Educação & Livros | 11,480 |
Gran Cursos Online | Educação & Livros | 11,360 |
Samsung | Eletrônicos | 10,585 |
Zattini | Moda | 9,788 |
Lojas Renner | Moda | 8,966 |
Fast Shop | Eletrônicos | 8,648 |
O Boticário | Cosméticos | 8,633 |
Wish | Importados | 8,284 |
Avon | Cosméticos | 8,274 |
Marisa | Moda | 8,259 |
C&A | Moda | 8,134 |
Loja do Mecânico | Outros | 6,000 |
Estante Virtual | Educação & Livros | 5,896 |
eBay | Importados | 5,808 |
Saraiva | Educação & Livros | 5,649 |
Ultra Farma | Farmácia & Saúde | 5,303 |
Ricardo Eletro | Eletrônicos | 4,606 |
Havan | Grande varejo | 4,559 |
DrogaRaia | Farmácia & Saúde | 4,501 |
Drogasil | Farmácia & Saúde | 4,119 |
Petz | Pet | 3,942 |
Pet Love | Pet | 3,831 |
Booking | Turismo | 3,811 |
Polishop | Eletrônicos | 3,458 |
Growth Supplements | Farmácia & Saúde | 2,316 |
ShopFácil | Grande varejo | 2,855 |
Pão de Açúcar | Mercado | 2,700 |
Decathlon | Moda | 2,574 |
Decolar | Turismo | 2,011 |
ViajaNet | Turismo | 1,119 |
Livraria Cultura | Educação & Livros | 1,060 |
Sobre a Conversion
Fundada em 2011, a Conversion atua para entregar performance às empresas e valor de marca aos consumidores. Sob o mote “Performance Criativa”, a Conversion alia dados, comunicação e inovação ao marketing de performance para alcançar metas audaciosas de seus clientes, com trabalho integrado em SEO, Mídias e Branded Content. Atende atualmente 40 empresas, entre startups e grandes organizações, e possui cerca de 60 colaboradores.