Negócios

E-commerce no Brasil cresce 51% durante pandemia

Eletrônicos, Moda e Casa & Móveis foram os que mais cresceram (106%, em média). Turismo foi o único setor a registrar queda: -79%. Levantamento feito pela Conversion, consultoria de performance & SEO, analisou 50 principais lojas online do Brasil

No último mês (maio), os principais sites de e-commerce brasileiros registraram 1 bilhão de visitas e um crescimento médio de 51% na sua audiência em relação a fevereiro, período anterior à pandemia.

Os dados foram levantados pela Conversion, consultoria de performance & SEO, utilizando dados da plataforma SimilarWeb para contabilização de número de visitantes.

No cenário analisado, destacaram-se os seguintes setores com os respectivos aumentos, em comparação ao início da pandemia: 1. Eletrônicos (136,72%); 2. Moda (95,27%); 3. Casa & Móveis (85,39%); 4. Pet (65,56%) e 5. Comida (61,40%). Apenas o setor de Turismo caiu (79%).

“As pessoas estão mais em casa e começaram investindo em itens essenciais ou que não puderam ser comprados no varejo tradicional, que se encontra fechado”, afirma Diego Ivo, CEO da Conversion. “A pandemia acelerou fortemente o e-commerce e vai criar uma nova corrida pelas vendas online entre as empresas”, prevê Ivo.

Setores que mais cresceram

SetorCrescimento médio
Eletrônicos136,72%
Moda95,27%
Casa & Móveis85,39%
Farmácia & Saúde43,28%
Pet65,56%
Comida61,40%
Grandes varejistas50,04%
Mercado50,01%
Cosméticos40,80%
Outros16,81%
Educação & Livros11,69%
Importados2,07%
Turismo-79,41%
Média geral+51,16%

Uma nova corrida e-commerce no Brasil

Seguindo a linha de empresas como Amazon, Facebook e Apple, que já superaram seu valor de mercado pré-coronavírus, no Brasil espera-se uma nova corrida pelo e-commerce, que se tornou a única modalidade de vendas para muitos varejistas.

Durante a pandemia, o e-commerce foi o único canal de vendas para praticamente todos os varejistas (B2C – Business to Consumer) e até indústrias, que chegam ao online pela modalidade de vendas conhecida como D2C (Direct to Consumer). Vendas online aumentaram 51%.

Pensando nesse movimento, a Conversion preparou um guia para e-commerce (https://www.conversion.com.br/blog/o-que-e-ecommerce/), que traz as melhores práticas para operação, site e marketing de sites de comércio eletrônico e também tem visto um aumento na demanda por estratégias online.

“No primeiro momento as empresas tomaram um verdadeiro susto, mas muitas empresas já perceberam que os canais online são a solução e os investimentos estão sendo retomados”, afirma o CEO da Conversion, que prevê um crescimento em 70% nos negócios da consultoria até o fim do ano.

Ranking dos 50 sites mais acessados no pico da pandemia

Veja na tabela abaixo o ranking dos principais sites de e-commerce no Brasil ordenados a partir do número de acessos (em milhões), no mês de maio de 2020.

Nome da LojaCategoriaNúmero de acessos
(em milhões)
MercadoLivreGrande varejo253,147
AmericanasGrande varejo139,644
AmazonGrande varejo85,810
Magazine LuizaGrande varejo71,940
Casas BahiaGrande varejo69,566
AliExpressGrande varejo30,220
SubmarinoGrande varejo28,758
ExtraGrande varejo22,266
Elo7Outros21,010
ShopTimeGrande varejo20,989
CarrefourMercado18,036
DafitiModa17,760
PontoFrioGrande varejo17,490
Madeira & MadeiraCasa16,640
AppleEletrônicos13,710
Leroy MerlinCasa12,910
RiachueloModa12,110
iFoodComida12,100
NaturaCosméticos11,580
Estratégia ConcursosEducação & Livros11,480
Gran Cursos OnlineEducação & Livros11,360
SamsungEletrônicos10,585
ZattiniModa9,788
Lojas RennerModa8,966
Fast ShopEletrônicos8,648
O BoticárioCosméticos8,633
WishImportados8,284
AvonCosméticos8,274
MarisaModa8,259
C&AModa8,134
Loja do MecânicoOutros6,000
Estante VirtualEducação & Livros5,896
eBayImportados5,808
SaraivaEducação & Livros5,649
Ultra FarmaFarmácia & Saúde5,303
Ricardo EletroEletrônicos4,606
HavanGrande varejo4,559
DrogaRaiaFarmácia & Saúde4,501
DrogasilFarmácia & Saúde4,119
PetzPet3,942
Pet LovePet3,831
BookingTurismo3,811
PolishopEletrônicos3,458
Growth SupplementsFarmácia & Saúde2,316
ShopFácilGrande varejo2,855
Pão de AçúcarMercado2,700
DecathlonModa2,574
DecolarTurismo2,011
ViajaNetTurismo1,119
Livraria CulturaEducação & Livros1,060

Sobre a Conversion
Fundada em 2011, a Conversion atua para entregar performance às empresas e valor de marca aos consumidores. Sob o mote “Performance Criativa”, a Conversion alia dados, comunicação e inovação ao marketing de performance para alcançar metas audaciosas de seus clientes, com trabalho integrado em SEO, Mídias e Branded Content. Atende atualmente 40 empresas, entre startups e grandes organizações, e possui cerca de 60 colaboradores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Mais informações

As configurações de cookies neste site são definidas para "permitir cookies" para fornecer a você a melhor experiência de navegação, anúncios relevantes e maior segurança do usuário. Se você clicar em "prosseguir", vamos entender que está satisfeito com ele. Consulte nossa Política de Privacidade.

Fechar