Rio Grande do Sul

Esteio inicia distribuição das doações da Campanha do Agasalho

A Loja Social Fixa da Campanha do Agasalho de Esteio abriu suas portas nesta segunda-feira (15), na Casa da Solidariedade, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE). Neste primeiro dia, 67 pessoas foram atendidas pelas equipes da SMCTE e por voluntários do programa Conta Comigo. Até o dia 14 de agosto, quem necessita de roupas, calçados ou acessórios poderá ir até o local, na Rua Machado Lopes, 58, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, e retirar, gratuitamente, os artigos que deseja.

Este será o primeiro ano que a campanha conta com um local fixo para a distribuição das peças. Para evitar o risco de contágio com novo coronavírus (Covid-19), o acesso ao espaço onde estão as roupas é limitado a uma pessoa por vez (há distribuição de senhas na fila, caso necessário) e o uso de máscara é obrigatório, assim como a higienização das mãos com álcool gel.

Outra mudança desta edição é que, para evitar que integrantes do grupo de risco saiam de casa, uma pessoa pode retirar roupas para a família. O limite é de 10 peças por indivíduo (alguém que resida com um idoso, poderá retirar 20 artigos, 10 para si e 10 para o idoso, por exemplo).

Versão móvel da Loja Social 

A Loja Social Fixa ficará aberta ao longo de toda a Campanha do Agasalho. Em paralelo, serão realizadas edições da Loja Social Móvel, um diferencial da Campanha do Agasalho esteiense desde 2017. Ela terá seu formato mantido em 2020, com algumas adequações, também em função da pandemia de Covid-19. Antes a unidade permanecia nos bairros por um dia. Agora, ficará ao longo de uma semana, com reabastecimento diário dos estoques, para dar mais tempo para a comunidade retirar as peças.

A primeira edição será realizada no Centro de Convivência do Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 210), entre 22 e 26 de junho, das 14h às 17h (o calendário inicial dos demais locais que receberão a loja social pode ser conferido abaixo). As mesmas regras da versão fixa serão válidas para a móvel, como o limite para retirada de artigos e os cuidados com a higienização contra a Covid-19.

Ponto de coleta de doações fica na Prefeitura

Outra adaptação realizada na Campanha do Agasalho deste ano é a redução de pessoas envolvidas nos processos de coleta e distribuição dos artigos e a centralização, em um ponto, para quem quiser fazer doações. Elas são recebidas na sede da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), no prédio da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h. Quem doar, vai receber uma lembrancinha, feita em crochê, em formato de touca ou cachecol.

Para evitar o risco de contágio, é muito importante que as peças sejam entregues embaladas com cuidado em sacolas bem fechadas. Elas permanecerão na secretaria por um período de “quarentena”, antes de serem enviadas para a Casa da Solidariedade, onde será feita a sanitização, triagem, separação e encaminhamento à distribuição.

 

Botão Voltar ao topo