Rio Grande do SulVariedades

Censo da Cultura de Santa Maria é reaberto

Profissionais ligados à área cultural podem responder a formulário. As informações, que ajudarão a mapear a produção cultural de Santa Maria serão colhidas até o dia 10 de julho

O Conselho Municipal de Política Cultural reabriu, nesta quarta-feira (24), o Censo da Cultura. Até o dia 10 de julho, profissionais ligados à cadeia cultural de Santa Maria podem preencher o formulário (clique aqui) que ajudará a identificar e a mapear o tamanho da produção cultural do Município. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, incentiva a participação da comunidade no Censo, especialmente das pessoas que atuam em, ao menos, um dos 20 segmentos que o Conselho abrange.

A primeira etapa do Censo ocorreu em maio, quando 458 pessoas responderam ao questionário. O objetivo, agora, é aumentar esse número no Censo, já que as informações serão levadas a um banco de dados que irá mapear e balizar, com ainda mais eficácia, as ações da Cultura de Santa Maria.

“O Censo é importante para termos um mapa da Cultura da cidade. Da cadeia produtiva da área. Como muitas pessoas não haviam respondido, o Censo foi reaberto para oportunizar a maior participação”, destacou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro.

Um dos objetivos do Censo da Cultura, de acordo com o presidente do Conselho de Política Cultural, Luciano Ribas, é dimensionar a economia criativa no Município, com o número de pessoas que trabalham na área exercendo atividades artísticas e culturais, bem como a quantidade de empreendimentos existentes em Santa Maria.

Além do mapeamento, será possível criar políticas públicas ligadas à área, fortalecendo os diversos setores e segmentos que compõem a cadeira cultural.

As áreas que estão representadas no CMPC são as seguintes: artes visuais; cultura digital; moda; design; artesanato; audiovisual; patrimônio histórico e cultural; patrimônio arquitetônico; música; teatro; dança; circo; cultura popular; cultura afro-brasileira; cultura indígena; livro, leitura e literatura; tradição e folclore; cultura viva; instituições de Ensino Superior; diversidade sexual e de gênero.

Botão Voltar ao topo