Rio Grande do Sul

Esteio inaugura primeira EMEI bilíngue

A nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Parque do Sabiá, em Esteio, foi inaugurada nesta manhã (29). Com isso, a rede municipal conta agora com 30 unidades educacionais em Esteio. A EMEI Parque do Sabiá, a primeira com ensino bilíngue em Esteio e uma das primeiras do país, conta com cinco salas de aula, refeitório, cozinha, oito sanitários (entre infantis, adultos e acessíveis), um bloco administrativo (para coordenação, sala de professores e secretaria) e uma sala de atividades.

A solenidade, realizada no Salão de Artes da escola observando as normas de distanciamento social, contou com a participação de autoridades municipais, representastes do Legislativo, representantes da empresa e equipe diretiva da nova escola.

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal agradeceu a todas as pessoas envolvidas no projeto.“Hoje o nosso sentimento é de gratidão. Um espaço como este só é possível com a união e o esforço de todos. Por isso, não podemos deixar de reconhecer todos que foram peças fundamentais para concretização de mais um bem que ficará para a comunidade”, afirmou.

O projeto, elaborado em conjunto com as secretárias municipais de Educação (SME) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), foi finalizado dia 22 de maio. A partir do investimento de cerca de R$ 280 mil, contrapartida da empresa Vasco Construtora para a realização do Loteamento de mesmo nome da escola, diversas melhorias foram implantadas no prédio que anteriormente era utilizado pela empresa como escritório.

Localizada na Rua Águia, junto ao Loteamento Parque do Sabiá, a escola tem capacidade para atender cerca de 150 alunos e foi totalmente climatizada. Além disso, um diferencial é que EMEI terá 20% das aulas realizadas em Língua Inglesa (exigência para considerar uma escola como bilíngue). A iniciativa é fruto da missão de estudos à Finlândia, realizada em janeiro, quando nove professores da rede municipal esteiense, gestores da SME e Pascoal estiveram no país europeu para participar do programa de intercâmbio Finland Education Experience (Experiência Educacional Finlandesa) na Häme University of Applied Sciences (Hamk).

Com a suspensão das aulas, prorrogadas até o final de julho, apesar da entrega, a escola permanecerá fechada. A decisão faz parte das medidas adotadas pelo município como forma de prevenção a contaminação de coronavírus (COVID-19).

Botão Voltar ao topo