A Prefeitura de São Leopoldo prorrogou nesta segunda-feira, 29, o decreto de calamidade pública com as restrições referentes à bandeira vermelha seguindo as orientações do governo do estado. Através do Decreto n° 9605/20, assinado pelo prefeito Ary Vanazzi, foram prorrogadas as atuais medidas até o dia 7 de Julho.
O decreto também permite, assim como previsto na última alteração das regras estaduais, que durante os dias úteis estão autorizados a funcionar estabelecimentos de higiene pessoal como salões de beleza e barbearias seguindo rígido protocolo de funcionamento específico, limitados a ocupação de 30% do PPCI, com atendimento exclusivo e individualizado por agendamento e com distância minima de 2 metros entre clientes .
Também fica permitido o funcionamento de academias de ginástica com limite de ocupação de 1 cliente a cada 25 m² de espaço e aulas conjuntas apenas para coabitantes, também obedecendo o protocolo de higiene.
No final de semana ficam proibidos de operar todos os estabelecimentos comerciais, excetuando-se aqueles considerados essenciais e reitera a obrigatoriedade do uso de máscaras e a proibição da utilização de espaços públicos como praças, parques e demais espaços públicos.