Rio Grande do Sul

Rio Pardo restringe o funcionamento do comércio, indústria e serviço a partir de hoje

A Prefeitura de Rio Pardo decretou na tarde desta terça-feira (30) medidas ainda mais rígidas no município dentro da classificação de Bandeira Laranja, devido à alta curva de ascensão na propagação do coronavírus na cidade.

O documento assinado pela prefeita Rosane Rocha, em concordância com o Comitê de Emergência voltado ao combate do COVID-19, entra em vigor a partir de hoje (1º) e restringe o funcionamento do comércio, indústria e serviço, conforme as prerrogativas permitidas pelo Estado perante as normas de ações de prevenção ao vírus.

Segundo a prefeita, a medida foi adotada diante do preocupante aumento de casos no município e ao clamor da comunidade. Como estabelecido pelo Governo Estadual, desde o início do plano de distanciamento controlado, os prefeitos podem definir medidas sanitárias mais restritivas do que as determinadas para a área sob uma bandeira específica, com base em fatores pré-determinados.

As tratativas foram feitas em comum acordo entre a Prefeitura e entidades representativas do município, como Brigada Militar, Associação Comercial, Industrial e de Serviços, Vigilância Sanitária, com conhecimento prévio do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) do Vale do Rio Pardo.

Dentre as principais medidas que passarão a ser adotadas, está a redução do horário comercial, assim como o funcionamento com 50% dos colaboradores e acesso reduzido ao interior dos estabelecimentos. O horário passará a ser das 8 às 19 horas para supermercados, padarias, farmácias e demais serviços essenciais, e para o varejo das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, com as mesmas normativas de redução de atendimento e circulação de clientes. Além disto, ficou suspenso o uso de praças para lazer e circulação e a permanência na Praia dos Ingazeiros e Perimetral, exceto para acesso aos restaurantes nos horários permitidos. Nas indústrias locais, também deverá ser adotada a redução do quadro funcional.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Sucila Leipnitz, o município está adotando uma postura de contenção, através de medidas que visam conscientizar a comunidade de que o momento é crucial para tentar estabilizar e reduzir a curva crescente de casos na cidade. O primeiro é a propagação, ou seja, a velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população. O outro é a capacidade de atendimento da rede de saúde. O grau de risco é calculado com pesos diferenciados para cada indicador.

Rio Pardo faz parte da região classificada como R28, que compreende as cidades de Santa Cruz do Sul, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

A classificação de Bandeira na R28 segue até dia 3 de julho, e poderá sofrer alteração com base da média de indicadores da região. Tanto representantes da Brigada Militar quanto da ACIS e Vigilância Sanitária relataram a resistência da comunidade às medidas de proteção, principalmente ao uso incorreto de máscara em vias públicas e no interior de estabelecimentos comerciais.

O decreto, que passa a valer pelos próximos 15 dias, dá o prazo de 24 horas para que o comércio e instituições se ajustem às novas normativas estipuladas pelo município.

Botão Voltar ao topo