Rio Grande do Sul

Conselho Municipal de Política Cultural de Bento Gonçalves convida para Fórum On-line

Evento visa colher sugestões para a implementação da Lei Aldir Blanc em âmbito municipal

Com a sanção da Lei Federal Aldir Blanc, aliado à aprovação do PL 65/2020 pela Câmara Municipal de Vereadores de Bento Gonçalves, o Conselho Municipal de Política Cultural de Bento Gonçalves, definiu última terça-feira, dia 30, a realização de um Fórum Cultural On-line, oportunidade em que poderão ser apresentadas sugestões para implementação da lei no âmbito municipal. O encontro será realizado na terça-feira, 07, a partir das 19h, com transmissão ao vivo através dos canais digitais do CMPC.

Para viabilização do evento, foram criados links de acesso para cada segmento cultural, que serão disponibilizados através do Facebook e Instagram do CMPC e, também por e-mail (cmpcbento@gmail.com), ou ainda solicitados por telefone (54 3454-5211 – Secretaria de Cultura).

Mediante cadastramento prévio, será disponibilizado inicialmente o tempo de 10 minutos para cada segmento se manifestar através de 2 representantes escolhidos pelo próprio segmento, que farão a explanação de suas demandas e sugestões falando em nome de seu coletivo, sendo que questionamentos e dúvidas serão recebidas e respondidas ao final do encontro. O cadastramento dos participantes com direito à fala, representando seus segmentos, deverá ser feito até a segunda-feira, 06. Também serão aceitas manifestações individuais, por escrito, via e-mail.

“Durante os últimos meses estivemos reunidos, debatendo incansavelmente essa questão e estamos trabalhando forte, junto com a Secult, no sentido de que possamos auxiliar da melhor maneira e dentro das prerrogativas da lei, para que nossa comunidade cultural seja beneficiada neste momento atípico e que pegou a todos de surpresa, tanto o Poder Público, o Conselho e a própria comunidade”, enfatiza o Presidente Vinícius Nardi.

E conclui “ esperamos que todos os representantes de cada segmento se irmanem e se envolvam na construção de seu documento síntese, a ser apresentado na próxima terça-feira, bem como que elejam as duas pessoas que irão representá-los na explanação oral. É um bom momento para se manifestarem oficialmente”.

De acordo com o Presidente o documento síntese deve ser encaminhado via e-mail para o CMPC, viabilizando a análise das demandas de todos os segmentos para construção de um Edital que contemple todos os anseios e necessidades da classe cultural bento-gonçalvense.

Segundo o Secretário de Cultura, Evandro Vinícius Manes Soares “o compromisso de Bento Gonçalves é estar pronto para atingir o caráter emergencial da Lei Aldir Blanc. O Setor Produtivo da Cultura está sofrendo muito com o impacto negativo da Covid-19 por conta da suspensão de suas atividades e precisa de auxílio. Estamos trabalhando para manter a celeridade dos processos que são necessários para garantir a aplicação dos recursos. A correta aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc é uma construção de todos”.

Ainda, o CMPC destaca que tem trabalhado em conjunto com os responsáveis por projetos culturais em andamento no município (atualmente 24) que, no ano passado receberam recursos de R$ 671.084,43 oriundos do FMC para adequação de seu plano de atividades às restrições impostas pela COVID-19. Ao mesmo tempo, serão concluídas nas próximas semanas as análises dos 81 projetos inscritos no edital 001-2020 (Cultura Gera Desenvolvimento), que destinará até 945.000,00 para a produção, circulação, formação e intercâmbio cultural no município.

Botão Voltar ao topo