Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves: iniciam as obras no subsolo da Fundação Casa das Artes

O Projeto Repensar para Crescer contempla obras que estão sendo realizadas no subsolo da Fundação Casa das Artes desde semana passada quando foi dada a ordem de início. As intervenções estão sendo realizadas pela empresa PRO 5 Engenharia, sendo o valor do contrato de R$ 286.218,57. O cronograma de obras tem previsão de término em cinco meses.

O projeto está sendo executado com o financiamento da Lei de Incentivo a Cultura (LIC-RS) do Governo do Estado do RS. Patrocinam a obra três empresas do município: LNF, Cinex e Serra Inox.

A obra prevê a execução de espaços que visam ampliar a Casa das Artes e dar melhor atendimento aos artistas e comunidade em geral. Três espaços fazem parte do projeto: camarins para os artistas com banheiros e espaço de convivência, uma ampla sala multiuso que poderá receber atividades diversas, ensaios de grupos locais, exposições, palestras e pequenas apresentações, e ainda um depósito. A área total da obra é de 379,60 m².

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, observa que “a obra era muito aguardada pela comunidade em geral e artistas”. Segundo ele, significa também uma marco histórico pois, após 30 anos do seu início, a estrutura física do prédio poderá ser considerada finalmente acabada.

“A conclusão do subsolo é o reflexo do comprometimento e acolhimento das diferentes manifestações culturais municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Desta forma, estamos adequando de forma equitativa às demandas da sociedade e dos agentes culturais viabilizando suas incorporações progressivamente em nossas políticas públicas para a área possibilitando pleno acesso aos nossos espaços e conteúdos independente das condições físicas, sociais, sensoriais e/ou cognitivas”, ressalta Soares.

Ilustrações: Divulgação/SECULT

O empresário Darci Poletto, primeiro presidente e um dos idealizadores da Fundação Casa das Artes, recorda as dificuldades do início da construção do prédio. “Lembro que tinha que aterrar metade do terreno. Então, resolvi escavar e ganhar todo o espaço. Agora vamos ser recompensados com está obra que completa um grande sonho. A Casa das Artes é uma joia rara. Hoje não podemos imaginar Bento sem aquela obra e funcionando como está. Única no Rio Grande do Sul, como estrutura para cultura. Me sinto realizado em fazer parte desta história”.

Botão Voltar ao topo