NotíciasRio Grande do Sul

Defesa Civil de São Leopoldo alerta para risco de vendavais e inundação

A Prefeitura de São Leopoldo realizou uma reunião de emergência, nesta segunda-feira, 6 de julho, para alertar a população de forma preventiva sobre o nível do Rio dos Sinos. Foi verificada, às 15h30, a marca de 4,22m, acima do nível de normalidade (média de 2,00m a 2,50m). De acordo com a Sala de Situação, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) haverá a formação de um ciclone extratropical, na terça-feira (07), provocando chuva intensa, trovoadas e ventania sobre todo o Estado. Sendo assim, foi emitido alerta de inundação nas ruas da Praia (Rio dos Sinos) e das Camélias (Pinheiro). Também foi emitido o alerta de vendaval.

O boletim da Sala de Situação chama atenção para volumes elevados de chuva, 80mm para o Vale do Sinos e para rajadas de vento que variam entre 70 km/h a 80 km/h podendo ser mais intensas na faixa leste (região metropolitana, litoral e serra). O agente da Defesa Civil Willian Strack, informou que o nível do Sinos vem apresentando declínio ao longo da madrugada e início da manhã. “Na noite do dia 05, estabilizou nos 4,30m e está descendo 0,5cm por hora, sem apresentar riscos no momento. Como há previsão de muita chuva aqui e na região da Serra com certeza haverá um aumento no volume de água, por isso emitimos o alerta de inundação para as ruas da Praia e final da rua das Camélias. Inclusive já comunicamos os moradores das duas localidades”, disse.

Plano de Continência para Inundações

A Defesa Civil salienta que os critérios para ativação do protocolo de alerta estão em conforme disposto no Plano de Continência para Inundações da Defesa Civil de São Leopoldo (PLACON).

Considerando que o rio se encontra alto, que existem previsões de chuvas volumosas e formação de ciclone emitimos ALERTA duplo:

  • – ALERTA PARA RISCO DE INUNDAÇÃO em primeiro momento na rua da Praia e Das Camélias no bairro Rio dos Sinos.
  • – ALERTA PARA RISCO DE VENDAVAL E CHUVAS VOLUMOSAS devido a formação de um sistema de baixa pressão que dará origem a um ciclone extratropical.

Constatação do Nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo superior a 4,30m (ANA/CPRM), acrescido da percepção de elevação de nível significativa (superior a 1cm/h) e/ou previsão de precipitações volumosas para os próximos dias. Lembrando que o primeiro local a ser atingido é a Rua da Praia quando o Rio dos Sinos em São Leopoldo é superior aos 4,50m. A partir de aproximadamente 4,60m (a região do banhado pode sofrer influência do vento) começa a brotar no final da rua das Camélias.

Botão Voltar ao topo