Rio Grande do Sul

Farroupilha vai realizar testes de Covid-19 em agricultores

A Prefeitura Municipal, através das Secretarias da Saúde e Desenvolvimento Rural, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar), vai realizar testes rápidos durante a poda das frutíferas, no interior de Farroupilha.

A ação é uma medida de proteção contra a Covid-19 e visa preservar a saúde de trabalhadores que serão contratados para as atividades, bem como dos familiares dos contratantes. Além da poda nas parreiras e outras espécies, Farroupilha tem alguns agricultores que cultivam alho e cebola e também contratam mão-de-obra de terceiros.

De acordo com a parceria a Secretaria de Saúde colocará a pasta à serviço dos agricultores gratuitamente. Não existe a obrigatoriedade, mas os agricultores podem procurar o Sindicato para solicitar o teste.

Conforme o presidente do Sintrafar, Márcio Ferrarri o interior não possui números crescentes de positivados, mas existe a preocupação do vírus ser trazido por trabalhadores contratados, já que eles podem ser assintomáticos.

Os interessados devem ligar para o Sintrafar no número 3261-1370 e solicitar o serviço, posteriormente a secretaria da Saúde entrará em contato para agendar o teste, que não terá custo para o agricultor. Além da testagem o Sindicato e a Secretaria vão trabalhar com a prevenção, seguindo os protocolos estabelecidos pelas autoridades, como uso de máscara, álcool gel, distanciamento social tanto no refeitório, como durante o trabalho. Outra orientação é para que cada um leve seu frasco de água para utilização individual ao longo do dia.

Botão Voltar ao topo