Cidades do RSRio Grande do Sul

Campo Bom tem mais duas famílias desalojadas em função das cheias

A chuva estagnou nos últimos dois dias, mas a previsão é que ela volte no final de semana. Isso preocupa a Defesa Civil de Campo Bom, que precisou resgatar mais duas famílias da Barrinha na manhã dessa sexta-feira (10). Elas se abrigaram na casa de familiares. No total, quatro famílias já tiveram que se retirar de suas casas, mas nenhuma está desabrigada. “Estamos orientando as pessoas para que nos chamem se precisem de ajuda. Não temos famílias desabrigadas ainda, mas como a água vai subir mais, nas próximas horas podemos ter”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Paulo Silveira.

O nível normal da água é 2,8 metros, mas na manhã dessa sexta-feira já estava em 7,35 metros, 15 centímetros acima da altura em que começa a entrar nas casas. Em média, a água segue subindo dois centímetros por hora. Os bairros mais atingidos ainda são Vila Rica e Barrinha, onde a água já atingiu o nível da rua e inclusive alagou algumas casas.

No Porto Blos, de acordo com a Defesa Civil, a situação está sob controle. “Nessa sexta, às 5 horas da manhã, uma pessoa que mora na região alagada precisou ser levada para o hospital, então acionei Corpo de Bombeiros e eles foram até lá ele e o levaram”, relata Silveira. A Prefeitura disponibiliza alojamento no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Octacílio Ermindo Fauth (Rua Alzemiro Bohrer, 40, bairro Vila Rica) para receber possíveis desabrigados.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação ainda não precisou ser acionada para prestar assistências às famílias, mas a Secretaria de Obras já disponibilizou veículos para transportar moradores dos bairros atingidos pelas cheias.

Botão Voltar ao topo