Rio Grande do Sul

Covid-19: Venâncio Aires anuncia testagem em massa

O primeiro lote testará 20% da população

Em mais uma ação que envolve o combate e o controle da disseminação do Coronavírus em Venâncio Aires, a Prefeitura de Venâncio Aires anunciou nesta tarde (10), a testagem em massa da população para o controle da disseminação do novo coronavírus.

O primeiro lote, que deve chegar na segunda quinzena de julho, será composto por 15 mil testes rápidos, que poderão ser aplicados em Unidades de Saúde, Hospital São Sebastião Mártir, UPA, Drive Thru no Centro, no Centro Respiratório no Pavilhão São Sebastião Mártir, entre ações pela cidade. Até lá os profissionais que irão aplicar os testes irão passar por treinamento. Adquirido com recursos vindos para o enfrentamento do Coronavírus no Município, o primeiro lote terá um investimento de R$ 825 mil.

Durante o anúncio da nova medida, em live na página oficial da Prefeitura no Facebook, o Prefeito Giovane Wickert, ao lado do Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber, explicou que “de acordo com a demanda estaremos testando mais pessoas e vamos superar os 20% da população testada, vamos testar a quantidade necessária. Não será obrigatório, mas aquela pessoa que quer testar que acha que pode estar com o vírus ou se em algum momento achou que tivesse o contraído, poderá testar na nossa rede. Com a chegada do primeiro lote serão dados mais detalhes de como serão feitas testagens”.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Ramon Schwengber, a medida é importante para ter o entendimento de como o coronavírus vem circulando nas cidades, estados e país. “Os primeiros testes sorológicos estão encomendados. E conforme for a procura será feita a aquisição de mais lotes, até para que se possa acompanhar a oferta e valor do item no mercado”.

O secretário ainda lembrou que no dia 18 inicia a pesquisa de soro prevalência em toda a região, inclusive em Venâncio. A partir da encomenda do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e Unisc, serão feitas testagens em quatro finais de semana. No Município serão 200 testes por rodada.

Aliado a estas medidas, o Governo do Estado anunciou nesta semana mais uma etapa do Teste RS, que são testes de PCR (analisados no Laboratório Central do Estado), no qual Venâncio está contemplado com outros 29 municípios, que terão a quantidade de exames aumentada, em que o Município poderá testar até 40 pessoas por dia a partir da segunda quinzena de julho. De acordo com o Gestor de Saúde, é ventilada a possibilidade destes exames serem realizados junto ao Centro Respiratório no Pavilhão São Sebastião Mártir.

Botão Voltar ao topo