NegóciosRio Grande do Sul

Consumidor e fornecedor precisam buscar a conciliação neste momento de crise

A pandemia está mostrando os seus reflexos em praticamente todos os setores econômicos. Muitos empresários estão com dificuldades de manter os seus compromissos com os clientes e carentes de assessoria ou orientação. A impossibilidade da manutenção dos negócios ou funcionamento das atividades está impactando a todos.

O projeto “É no acordo que sairemos mais fortes”, promovido em conjunto com a Assembleia Legislativa, através da Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor, e a Associação Gaúcha dos Procons Municipais (AGPM), foi idealizado para auxiliar na busca de estratégias visando a manutenção das relações comerciais.

O projeto tem por objetivo mostrar aos fornecedores e consumidores que existem alternativas para a negociação dos contratos. Pensando juntos, todos os integrantes da comunidade podem contribuir na identificação de caminhos para a retomada do desenvolvimento local e regional.

David Paludo, um dos diretores das Lojas Paludo que atua há 40 anos no Estado, aderiu ao projeto. A empresa negociou com fornecedores e consumidores, buscando ajustes entre as partes: “Essa fase de humanização nos aproximou e surgiram novas relações, nos mantendo de forma positiva no mercado”. Como soluções, a empresa desenvolveu, em tempo recorde, um e-commerce com soluções digitais, criou canais de contato exclusivo com os clientes, isentou os clientes de juros no período em que as lojas estavam fechadas, renegociou e criou meios digitais de pagamento.

O objetivo do projeto não é oferecer acordos lineares ou uma única estratégia, pois existem fornecedores e consumidores com realidades diferentes. Aderindo ao projeto todos recebem um manual de boas práticas com dicas de negociações e orientações para diferentes segmentos comerciais.

A premissa das negociações são o diálogo e a cooperação. Entender a realidade do outro e praticar a empatia talvez nunca tenha sido tão importante. As relações comerciais integram uma cadeia, em que todos os elos precisam ser preservados. Vencer as dificuldades somente será possível se cada um fizer a sua parte, pensando em toda a comunidade.

Mais informações sobre o projeto em www.noacordosairemosmaisfortes.com.br.

Botão Voltar ao topo