São LeopoldoVale do Sinos

Rio dos Sinos em São Leopoldo atinge maior nível de 2020

Neste sábado, 11 de julho, o nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo alcançou a maior marca de 2020, chegando em 5 metros. Com a previsão de tempo instável nos próximos dias, a Defesa Civil de São Leopoldo está orientando as comunidades que residem em áreas de risco a desocuparem as casas e buscarem abrigo seguro. O nível está 2,5 m acima do normal e a água já cobriu alguns pontos da rua da Praia (Rio dos Sinos). Outro local onde a água começou a atingir a via é a rua das Camélias (Pinheiro).

Publicidade

Até o presente momento, duas famílias deixaram suas casas para se abrigarem em residências de familiares. Uma reside na rua da Praia e a outra no loteamento São Geraldo, bairro Feitoria. As equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão caso a situação evolua e haja necessidade de abrigamento, utilizando locais na própria comunidade.

Considerando os altos índices pluviométricos na bacia do Sinos nos últimos dias, que em Campo Bom o nível ainda está elevado, que seguem as previsões de mais chuva no final de semana e que o lago Guaíba encontra-se alto, ainda existe a possibilidade do nível elevar mais significativamente nos próximos dias.

Abrigos

Por medida de segurança, devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de São Leopoldo, através Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e do Orçamento Participativo (Semop), está articulando alguns espaços de abrigamento para famílias que necessitarem ser realocadas, caso haja um aumento muito significativo do volume de água do rio. O objetivo é evitar reunir muitas famílias no Ginásio Municipal.

As orientações principais são: pegar todos documentos das pessoas da casa; medicamentos de uso contínuo e algumas peças de roupas. Também há cuidado com os animais, que precisam ser deixados em um local seguro.

Previsão do tempo

No domingo, 12, a chuva persiste na metade norte gaúcha, área que inclui também a região metropolitana, serra e litoral norte. Na região central, a condição é de pancadas isoladas e com baixos volumes, enquanto que no sul tem sol com variação de nuvens. As temperaturas seguem amenas sem maiores oscilações.
Na segunda-feira, 13, a chuva perde força e se concentra de maneira fraca apenas no extremo norte gaúcho e principalmente pela manhã. No restante do Estado tem sol com nebulosidade variável o dia todo. As temperaturas ficam mais baixas com frio mais intenso pela manhã e tardes mais amenas.

Contatos de emergência

Bombeiros: 193
Auxilio de evacuação Defesa Civil: 153 – 2200 0633 – 9932 75609 – 9892 47852
Banco do Agasalho: Ginásio Municipal Celso Morbach – avenida Dom João Becker, s/n° sala 14, ou pelo telefone: 3568 7176.

Plano de Continência para Inundações da Defesa Civil de São Leopoldo

Conforme disposto no Plano de Continência para Inundações da Defesa Civil de São Leopoldo (PLACON) e considerando que o rio se encontra alto e devido ao grande acumulo de chuva na cabeceira, a Defesa Civil Municipal mantém o alerta para RISCO DE INUNDAÇÃO em primeiro momento na rua da Praia e das Camélias no bairro Rio dos Sinos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.