Cidades do RSRio Grande do Sul

Tramandaí atende moradores em situação de rua

Sem-teto recebem abrigo, alimentação, avaliação médica e roupas limpas

A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, com o apoio das Secretarias da Saúde e de Obras, montou uma ampla estrutura no Ginásio Gigantinho para receber os moradores em situação de rua devido a pandemia do COVID-19 e as baixas temperaturas.

Todo o morador que procura o local para dormir recebe alimentação, avaliação médica e roupas limpas. Diariamente os profissionais da Prefeitura efetuam a higienização dos agasalhos que são entregues aos moradores de rua. Foi criada uma sala específica no ginásio para realizar a triagem das roupas, como mostra a foto.

“Estamos com a nossa campanha do agasalho em andamento. Além da população em situação de vulnerabilidade, também estamos atendendo os moradores em situação de rua”, explicou o Prefeito Luiz Carlos Gauto.

Como funciona:

  • Qualquer morador em situação de rua pode procurar o ginásio Gigantinho, situado na Avenida da Igreja. O local é aberto diariamente às 18h
  • A Prefeitura está circulando pela cidade identificando e convidando os moradores em situação de rua para ficarem no ginásio.
  • A estrutura montada tem setores separados para homens e mulheres.
  • Os moradores em situação de rua podem levar cães, que também recebem alimentação e um local para dormir.
  • Toda a pessoa que procurar o ginásio também pode levar seus utensílios, como carrinhos e ferramentas.
  • Nenhum morador em situação de rua é obrigado a ir para o Ginásio. Temos casos específicos na cidade em que alguns moradores optaram por continuar na rua. Mesmo diante da negativa, a Prefeitura monitora o quadro de saúde de cada cidadão.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento e Assistência Social Clayton Ramos, a meta é realizar o acolhimento durante todo o inverno.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, sapatos, mesa, sala de estar e área interna

Botão Voltar ao topo