Vale do Sinos

Esteio já realizou mais de 5 mil testes de coronavírus

Com a realização de mais 534 coletas na quinta etapa do projeto GPS COVID Esteio, concluída nesta quarta-feira (15), Esteio ultrapassou a marca de 5 mil testes aplicados para detecção do novo coronavírus (COVID-19). Ao todo, foram promovidas 5.116 verificações, o que indica uma média de quase 6.149 mil testagens por 100 mil habitantes, quase três vezes maior que a proporção no Rio Grande do Sul.

Publicidade

O maior número de coletas em Esteio é consequência da adoção pela Prefeitura, em abril, de uma testagem mais abrangente. O protocolo estipula a realização de testes em todos os moradores do Município que apresentem sintomas de síndrome gripal (febre maior do que 37,8 ºC, acompanhada de tosse ou dor de garganta e dores no corpo).

O projeto GPS COVID responde por mais da metade dos testes promovidos, com 2.678 coletas feitas, superando a meta inicial do levantamento, que era de 2 mil testagens. O objetivo é traçar, com base em dados do Município, um perfil epidemiológico, genômico e clínico do vírus SARS-COV2, causador do novo coronavírus (COVID-19). A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal com quatro instituições gaúchas de ensino superior (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Unisinos e Feevale). Os números da quinta fase estão previstos para serem divulgados no início da próxima semana e a pesquisa terá, ainda, uma sexta etapa de coletas.

Outras testagens foram viabilizadas graças às remessas encaminhadas pelo Ministério da Saúde, assim como pela cooperação com as universidades Feevale e Unisinos, pela contratação de um laboratório particular, viabilizada pela doação de R$ 53,4 mil feita por um grupo de empresários do Município, e pela entrega do equivalente a R$ 31 mil em exames do tipo PCR e sorológicos pela Reis Construtora e Incorporadora. A Administração Municipal conta, também, com as análises realizadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, o Município registra até esta quarta-feira (15) 405 casos confirmados da doença, dos quais 117 estão ativos, 271 pacientes recuperados e 17 óbitos. Outros 189 casos constam como suspeitos e 4.522 testes tiveram resultado negativo para coronavírus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.