Rio Grande do Sul

Último dia da Loja Social Móvel no CEU, em Esteio

Encerra hoje (24), em Esteio, a edição da Loja Social Móvel no Centro de Artes Esportes Unificados (CEU). A estrutura, localizada no acesso ao Loteamento Pôr-do-Sol (Rua Rio Grande, 2363 – Bairro São Sebastião), está montada desde segunda-feira (22) permitindo à população retirar, gratuitamente, roupas e itens arrecadados na Campanha do Agasalho de Esteio. O atendimento é feito das 14h às 17h.

A próxima edição terá início na segunda-feira (27) e ficará no Bairro Jardim Planalto, na Praça da Juventude (Av. João Paulo I, esquina com Rua Nilo Bettanin, junto ao Parque Galvany Guedes), com funcionamento das 14h às 17h até 31 de julho.

O projeto da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) é um diferencial da mobilização para doação de roupas em Esteio desde 2017. Nesta edição, a iniciativa precisou passar por adequações, como forma de prevenção contra o coronavírus (COVID-19). Nas edições anteriores, a loja permanecia apenas um dia nos bairros. Agora, ela fica ao longo de uma semana, com reabastecimento diário do estoque, para dar mais tempo para a comunidade retirar as peças.

O atendimento, feito por integrantes da SMCTE e do programa Conta Comigo, é limitado a grupos de três pessoas por vez, com distribuição de fichas com horário determinado, de forma a evitar a formação de filas. Cada trio tem dez minutos para selecionar os artigos que desejam levar para casa. O uso de máscara é obrigatório, assim como a higienização das mãos com álcool gel.

Além disso, uma novidade da campanha em 2020 é a Loja Social Fixa. Localizado na Casa da Solidariedade, Rua Machado Lopes, 58, no Centro, o espaço, assim como as unidades móveis, é um ponto para distribuição de peças e funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, até o dia 14 de agosto.

Tanto na versão móvel, quanto na fixa, cada morador terá o direito de retirar, no máximo, dez peças da Loja Social. Entretanto, para evitar que integrantes do grupo de risco saiam de casa, uma pessoa pode retirar as roupas para a família, ou seja, poderá retirar 20 artigos, 10 para si e 10 para o idoso, por exemplo.

Os produtos que estão à disposição da população são arrecadados na Campanha do Agasalho, que se iniciou-se no dia 4 de junho. Mais de 16 mil itens, entre roupas e calçados foram arrecadados pela iniciativa. Atualmente, a grande necessidade são roupas masculinas. A SMCTE ressalta, entretanto, que as pessoas observem o estado dos itens que pretendem doar, pois cerca de 30% dos donativos acabam sendo descartados devido às condições em que chegam para a separação. Para evitar o risco de contágio, é muito importante que as peças sejam entregues embaladas com cuidado em sacolas bem fechadas. Quem doar, receberá uma lembrancinha, feita em crochê, em formato de touca ou cachecol.

Loja Social Móvel – São Sebastião
Quando: até sexta-feira (24)
Local: Centro de Artes Esportes Unificados (Rua Rio Grande, 2363 – Bairro São Sebastião)
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 14h às 17h

Loja Social Móvel Praça da Juventude
Quando: De segunda-feira (27) a 31 de julho
Local: Praça da Juventude (Av. João Paulo I, esquina com Rua Nilo Bettanin, junto ao Parque Galvany Guedes – Bairro Jardim Planalto)
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 14h às 17h
*as datas poderão sofrer alterações, que serão divulgadas no site e nas redes sociais da Prefeitura Municipal

Loja Social Fixa
Quando: Até 14 de agosto
Endereço: Casa da Solidariedade (Rua Machado Lopes, 58)
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 14h às 17h

Para fazer doações
Local de coleta: Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE)
Endereço: Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 (prédio da Prefeitura)
Horário: De segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h
Importante: Entregar as doações bem embaladas em sacolas fechadas

Botão Voltar ao topo