Cidades do RSRio Grande do Sul

Pelotas realiza obras estruturais em importante estrada municipal

Município corrige estrada que passa por diversos distritos. Obras incluem elevação do leito e implantação de sistema de escoamento em trecho da estrada do Quilombo

A estrada do Quilombo passa por seis distritos da zona rural, com percurso, pelo interior, da BR-116 até a BR-392, nas imediações de Canguçu. Problema recorrente de alagamento, em frente à Subestação da CEEE e próximo à Estação de Tratamento de Água (ETA) Sinotti, no 9º distrito, Monte Bonito, está prestes a ser resolvido. O Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realiza obras no local, com elevação do leito e implantação de sistema de escoamento das águas pluviais.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, explica que “o levantamento do leito, em 50 centímetros, solucionará a questão recorrente dos alagamentos que se formam nos dias de instabilidade. Além disso, será implantado um bueiro, para viabilizar a travessia das águas para as laterais, evitando a retenção na estrada.”

Material e maquinário

Para levantar a altura do leito da estrada do Quilombo, a SDR emprega, aproximadamente, 900 metros cúbicos de saibro e 200 metros cúbicos de cascalho, para evitar a formação de barro e garantir o deslocamento mais seguro e confortável dos veículos.

“Trata-se da principal estrada da zona rural. Só os distritos de Santa Silvana e Cerrito Alegre não têm ligação com seu percurso. Pelo trajeto, passam transportes de cargas de escoamento da produção, de passageiros, escolares e particulares”, argumenta Seidel.
A obra de correção do trecho na estada do Quilombo conta com serviços de uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora (patrola), três caçambas, e de equipe da SDR.

Botão Voltar ao topo