Cidades do RSRio Grande do Sul

Operação Saúde Para Todos aborda mais de 400 veículos em Pelotas

Ação integrada entre forças de segurança locais, Defesa Civil e voluntários chegou à 10ª edição neste domingo (2)

Para coibir aglomerações e fiscalizar o cumprimento dos decretos municipais, que visam prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, forças de segurança locais, secretarias e voluntários atuaram neste domingo (2), durante a 10ª edição da Operação Saúde Para Todos. Na blitz educativa de trânsito, montada na avenida Adolfo Fetter, no caminho da Praia do Laranjal, foram abordados cerca de 487 veículos até às 17h, e aproximadamente 955 pessoas foram orientadas quanto aos cuidados que devem ser observados durante a pandemia.

Além dessa ação, comboios também percorreram os bairros, onde atos de desrespeito às medidas de proteção foram observadas.

Às 13h, na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar, as equipes da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, secretarias de Saúde, de Transporte e Trânsito e de Segurança Pública, Defesa Civil e profissionais voluntários se reuniram para organizar o início dos trabalhos.

Fotos: Michel Corvello

Antes das 14h os efetivos já se deslocavam para os pontos indicados, onde permaneceram até às 17h, aproximadamente, realizando aferição de temperatura das pessoas que circulavam nos veículos em direção à praia, orientando ao isolamento social e o uso da máscara de proteção como medida de proteção ao coronavírus. Após esse horário, os efetivos foram dispersados para outros locais da cidade.

Além da operação no caminho da praia, também foi realizado patrulhamento ostensivo em toda a orla do Laranjal, bem como nas margens do Arroio Pelotas, no Recanto de Portugal e nas principais avenidas da cidade. Esses pontos costumam ser fiscalizados, principalmente aos finais de semana, em função de serem tradicionais locais de aglomeração.

Operações Integradas

Ainda durante à noite de sábado (1º) e a madrugada deste domingo, as forças de segurança também atuaram em mais uma ação das Operações Integradas, para coibir aglomerações, além de atender a denúncias de festas irregulares no Centro (região da avenida Bento Gonçalves), Areal (próximo das charqueadas) e no Fragata.

Foto: Divulgação SSP

“Recebemos denúncias de festas e aglomerações através do telefone 153 da Guarda Municipal e seguimos para os locais a fim de conferir e, quando foi o caso, dispersamos as pessoas. Também conferimos pontos indicados pela equipe de inteligência da Secretaria”, destacou o secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto.
Conforme informou Ongaratto, foram registrados cerca de 40 autos de infração relacionados a aglomerações durante o final de semana.

As Operações Integradas fazem parte das estratégias preventivas do Pacto Pelotas Pela Paz. Desde 2017 os órgãos de segurança pública da cidade trabalham em conjunto para reduzir a violência no centro e nos bairros, além de atender ocorrências de perturbação do sossego e repressão de rachas de veículos. Com a chegada da pandemia, os efetivos passaram também a atender às denúncias de aglomeração e festas clandestinas. A população pode denunciar as infrações pelos telefones 153, 190 ou 3227.7171.

Botão Voltar ao topo