GeralSerra Gaúcha

Educação fiscaliza atividades dos estudantes de Canela

Com a suspensão das aulas presenciais, as tarefas semanais para os estudantes da educação infantil (turmas de Pré I e Pré II) e do ensino fundamental da rede municipal de ensino são disponibilizadas pelo site canelaeduca.com.br ou retiradas impressas por pais e responsáveis nas próprias escolas. Por meio de uma planilha, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer controla a quem as atividades são entregues, de modo a verificar quem não está buscando ou acessando as tarefas.

Em relação a estudantes infrequentes, entra em ação a Busca Ativa Escolar, uma das estratégias do programa “Fora da Escola Não Pode!”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância, para auxiliar os municípios a combater a evasão. No caso, um servidor realiza visitas presenciais, com os devidos protocolos de segurança, para verificar por que os estudantes não estão fazendo as atividades elaboradas pelas escolas, que junto enviam um representante (professor, supervisor ou diretor).

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer ressalta que o Conselho Nacional de Educação, no Parecer nº 005/2020, deu autonomia para os conselhos estaduais e municipais reordenarem seu calendário letivo, repor os conteúdos e validar as atividades remotas durante a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia. Assim, as atividades retiradas nas escolas ou acessadas no site devem ser repassadas pelos responsáveis aos estudantes, pois valem tanto quanto as presenciais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo