Rio Grande do Sul

Museu do Imigrante lança programação no Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Em agosto, o Rio Grande do Sul comemora o Dia Estadual do Patrimônio Cultural que neste ano traz como tema “Narrativas Abrangentes: Memórias e Identidades”. De acordo com a Secretaria Estadual da Cultura que promove a data, o tema alude à regulamentação do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial, em âmbito estadual.

De acordo com o ofício emitido pelo órgão público sobre a regulamentação: “Tal fato busca voltar os olhares para as diversas narrativas da cultura gaúcha, tais como as formas de expressões; os modos de criar e viver e fazer; as criações artísticas e científicas; os saberes tradicionais; os esportes; as manifestações lúdicas; as celebrações e lugares”.

E para marcar esta data, o Museu do Imigrante de Bento Gonçalves está lançando a programação alusiva ao Dia do Patrimônio Estadual. De acordo com a museóloga Deise Formolo “nossas atividades evocam uma construção da relação com da instituição com a sua comunidade e contexto. O Museu não é estanque, parado no tempo, e, sim, é um centro que promove e difunde atualizando as pluralidades do contexto onde está inserido”.

Dessa forma, a equipe do Museu do Imigrante vai lançar três atividades que vai de encontro à identidade material e imaterial de Bento Gonçalves. O secretario de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, observa que “a vida do patrimônio está inserida na comunidade, em qualquer pessoa que mora em Bento Gonçalves. E a programação coloca como papel fundamental o nosso comprometimento identitário nas políticas públicas culturais. É nosso dever salvaguardar e manter aberto o diálogo com a atualidade de forma que a história se mantenha sempre viva”.

Confira abaixo as atividades:

15 de agosto – Comunicação do Projeto Laços Patrimoniais: Construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves – Ação de comunicação do projeto Laços Patrimoniais

17 de agosto – Lançamento da plataforma digital Tainacan – Serão publicados, nas redes sociais do Museu, dois vídeos sobre o lançamento da plataforma digital Tainacan. Seguindo os objetivos de seu programa de acervos, o Museu do Imigrante, em parceria com a CTEC, conseguiu implantar a plataforma digital Tainacan que permite a consulta online ao acervo da instituição.

O desafio de tornar os acervos acessíveis de forma digital foi alcançado graças à disponibilização da ferramenta de código aberto, Tainacan, produto desenvolvido pela parceria entre universidades públicas do Brasil. Nesse momento, a plataforma está sendo alimentada internamente pela equipe do Museu.

19 de agosto – Lançamento da exposição virtual “Cliques da Quarentena” – Exposição virtual elaborada com a participação do público.
Local: Redes sociais do Museu do Imigrante: Instagram: @museudoimigrantebg e Facebook: Museu do Imigrante
Horário de realização: 13h30

Artes/Fotos: Divulgação/Fundação Casa das Artes/Museu do Imigrantes

Botão Voltar ao topo