Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Pelotas já testou mais de 16 mil pessoas para o coronavírus

Testes rápidos, fornecidos pelo governo estadual e aplicados pelo Município, são os exames com maior acréscimo ─ 31,7%

A forma mais eficaz de controle na propagação e no tratamento para o novo coronavírus tem sido a testagem da população. A prática é extremamente importante para que com isso as autoridades possam tomar decisões e evitar ao máximo os danos causados por esta peste chinesa.

Até esta quarta-feira, dia 5 de agosto, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) registrou 13.749 exames realizados em Pelotas, além dos 3 mil testes rápidos aplicados pela pesquisa EPICovid-19 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), totalizando 16.749 testagens. Com esse somatório desde março, o município chega a 49,2 testes para cada mil habitantes.

Na semana entre 29 de julho e 5 de agosto, o departamento do órgão municipal destacou o aumento do número de testes rápidos efetuados em unidades de saúde. Foram 1.031 novos exames desse tipo, um crescimento de 31,7%, se comparado ao montante da semana anterior.

A testagem nas UBSs, nos hospitais, na UPA e no Centro Covid, bem como as efetivadas pela própria Vigilância, alcançou a marca de 4.275 aplicações em Pelotas.

Publicidade

Lacen: mais de 2 mil exames

Os realizados em laboratórios privados – incluindo testes rápidos, Elisa e PCR – atingiram a quantia de 7.459 análises, com 750 novos laudos em uma semana, para confirmar ou descartar a contaminação pelo coronavírus.

Já o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) procedeu a 420 interpretações de material coletado de moradores de Pelotas, através do PCR, no qual são utilizadas secreções do paciente para saber se ele está contaminado ou não pelo vírus. O Lacen é responsável pela realização de 2.015 exames desde o início da pandemia.

Participação da UFPel

Permanece em 3 mil o número de testes rápidos aplicados pela pesquisa EPICovid-19 da UFPel. O estudo acompanha a expansão do contágio em nove municípios gaúchos e já está na sexta etapa.

Botão Voltar ao topo