Rio Grande do Sul

Obra da Clínica de Saúde da Família Mathias Velho será entregue em setembro

Local, em Canoas, recebeu reforma e ampliação no valor de mais de R$ 1,8 milhão

As obras da Clínica de Saúde da Família (CSF) Mathias Velho, em Canoas, estão na reta final e o início do funcionamento está marcado para setembro. Com um investimento de mais de R$ 1,8 milhão, o local passou por reforma em toda a estrutura, como telhado, piso, hidráulica, elétrica, pintura, entre outros. Além disso, recebeu ampliação de 238 metros quadrados, totalizando 680 metros quadrados.

Na Clínica, os canoenses terão acesso a consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogo, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos, marcação de consultas e tratamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Esta unidade ainda terá uma Farmácia Básica.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, ressalta que as Clínicas de Saúde da Família são um conceito novo de atendimento à saúde implementadas no município. Antes, elas eram Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou unidades com horário estendido e nome fantasia de UPA. “A clínicas integram o pronto atendimento e a atenção básica, o que significa que possuem mais serviços, mais especialidades médicas e a possibilidade de fazer, em um só lugar, diversos tipos de atendimento. Portanto, as Clínicas de Saúde da Família são mais que aquelas unidades chamadas de UPA e mais que uma UBS, são a união das duas unidades para prestar atendimento integral ao cidadão. Canoas tem e sempre teve duas UPAS, a Boqueirão e Rio Branco, essas que seguem o padrão de UPA do Ministério da Saúde”, explica.

Botão Voltar ao topo