Caxias do SulSaúde

Detectado surto de coronavírus no SAMU de Caxias do Sul

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa surto entre os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na última semana, 16 servidores foram diagnosticados com coronavírus por meio do teste rápido. São dois médicos, duas enfermeiras, 11 técnicos de enfermagem e um condutor-socorrista, todos assintomáticos ou com sintomas leves. Dessa forma, uma unidade de suporte básico está inoperante.

Segundo o diretor-geral da SMS, Mário Gregoire Taddeucci, o afastamento dos profissionais não desemparou quem necessitou de atendimento. “Até o início deste ano, sempre atuamos só com quatro unidades básicas e uma avançada. Em março, a quinta entrou em operação, a qual agora está parada por conta de uma parte ter contraído o vírus. Mas, cabe salientar que, em momento algum, houve prejuízo à população”.

A SMS investiga o início do surto, visto que a maioria dos servidores também atua em outros serviços de saúde, além de possuir familiares que trabalham na mesma área.
O SAMU, no total, conta com 5 Unidades de Suporte Básico, duas Unidades de Suporte Avançado (a 2ª UTI Móvel entrou em operação em junho deste ano) e uma motolância.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo