Rio Grande do Sul

Sinimbu tem nova etapa da pesquisa sobre a Covid-19 neste sábado

A segunda fase da pesquisa encomendada pelo Cisvale – Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo -, em parceria com a Unisc, sobre a Covid-19 na região, acontece nesse sábado (15), em Sinimbu. A etapa acontece novamente com o acompanhamento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, através de visitas em residências sorteadas pela equipe.

Conforme a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, as residências serão sorteadas e que um técnico irá visitar a família para a realização de testes rápidos e aplicar uma pesquisa para identificar a prevalência do vírus no município e região. “Novamente pedimos para que a população receba o profissional em sua casa, pois essa pesquisa irá beneficiar toda região no controle do coronavírus”, destaca Sinara.

Os coletadores serão servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Sinimbu. Todos receberam o devido treinamento e irão utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscara, avental, luvas e óculos de proteção. Vale lembrar que a primeira etapa ocorreu no dia 1º de agosto, com a aplicação de 30 testes em Sinimbu, sendo que todos tiveram resultado negativo. A primeira etapa contou com a realização de testes nas localidades de Linha da Grama, Rio Pequeno, Alto Paredão e Alto Sinimbu. Na etapa deste sábado e nas próximas, que ocorrem dias 29 de agosto e 11 de setembro, novas casas residências, em novas localidades serão sorteadas.

A pesquisa COVID-VRP tem quatro etapas de realização de testes, a cada duas semanas. As atividades são realizadas sempre nos finais de semana, entre 8h e 18h, em 14 municípios do Vale do Rio Pardo. A abordagem é aleatória de acordo com os dados do IBGE, apontando os bairros, ruas e casas onde os testes serão realizados. Para o teste é coletada uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa sorteada. Os entrevistadores também fazem perguntas a respeito dos hábitos de distanciamento social e questões epidemiológicas.

Botão Voltar ao topo