Rio Grande do Sul

Agroindústria Sobucki prepara sua legalização em Caibaté

Para a família Sobucki, de Caibaté, a conquista da agroindústria é um marco em sua história. Com o cadastro no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), os irmãos Valmir Jose Sobucki e Soeli Terezinha Sobucki passaram a receber assistência continuada do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar para que pudessem cumprir os diferentes passos para a legalização do empreendimento.

Para isso, conta-se com o apoio de diversos parceiros, sendo que no mês de agosto, foi entregue à família o alvará sanitário emitido pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), possibilitando a produção de melado e açúcar mascavo.

Para que pudessem estruturar a agroindústria a Emater/RS-Ascar elaborou o projeto de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), financiado via Banco do Brasil, e na execução da planta, o setor de engenharia da Prefeitura, bem como orientações da 12ª CRS.

Com o encaminhamento do certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), cujo certificado deve chegar nas próximas semanas, a família avança para a rotulagem oficial dos produtos e a autorização de uso do selo Sabor Gaúcho.

A extensionista da Emater/RS-Ascar, que pertencia ao Escritório Municipal de Caibaté e acompanhou os primeiros passos da agroindústria, Tamires Scheis, relata que com isso a família tem a oportunidade de ampliar sua renda e agregar valor à matéria-prima produzida na propriedade.

“Para nós foi uma grande conquista, porque há muito tempo a gente almejava essa possibilidade, daí com a ajuda da Emater fizemos o projeto. Para a família foi algo muito bom, porque é uma atividade que está passando de geração em geração. Hoje com essa documentação, tudo legal, a gente pode ir mais longe e consegue também agregar valor a um produto que tem na propriedade, sendo que a cana é uma alternativa de renda também”, afirma o produtor Valmir Jose Sobucki.

Botão Voltar ao topo