Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Hemocentro de Pelotas precisa de sangue A- e O- com urgência

Os estoques do Hemocentro de Pelotas (HemoPel) estão cerca e 80% abaixo do necessário. Apesar de a escassez ser de todos os tipos de sangue, nos casos de O e A negativo a preocupação é ainda maior, pois o provimento dos dois está praticamente zerado.

O HemoPel é responsável por abastecer três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, além de outros 24 municípios da região Sul e da Campanha que dependem desta fonte. Uma das dificuldades enfrentadas é a redução da circulação da população, devido à pandemia do novo coronavírus.

É urgente que pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com alguém com suspeita ou confirmação de Covid-19, doem. O Hemocentro está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

A equipe do Hemocentro está tomando todas as medidas de higiene necessárias para que os doadores possam se sentir seguros. Tudo é higienizado a cada atendimento – mesa, cadeira e até as canetas utilizadas. Todos – doadores e equipe – usam máscara durante o tempo em que permanecem no local.

O processo – desde a chegada, cadastro, entrevista e doação – dura cerca de 30 minutos e o sangue poderá ser usado por pessoas acidentadas, que passarão por cirurgias, que têm leucemia e diversas outras situações.

Para doar
As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, tem que estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres, a cada três meses, até três doações anuais.

Grupos e carona para doação
O Hemocentro oferece carona para grupos que tiverem dificuldade de chegar ao local. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para grupos de seis a 12 pessoas. Para municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para turmas de 12 pessoas.

Grupos, independente da carona, devem ser agendados previamente, por telefone, para que a equipe se prepare e o tempo de espera não seja grande.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (53) 3222-3002.

Botão Voltar ao topo