Rio Grande do Sul

Quatro agroindústrias de Bento Gonçalves são certificadas pelo Peaf

Quatro agroindústrias de Bento Gonçalves receberam certificados de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) do Governo do Estado nesta sexta-feira (18). Participaram da entrega o vice-prefeito, Aido José Bertuol, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandele e o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri.

Os empreendimentos certificados foram a Bodegone, no Vale dos Vinhedos, e a Vinhos Speranza, no distrito de Faria Lemos, que elaboram vinho colonial. A BioSabores também é uma vinícola colonial, mas com produção orgânica, e a Casa Leopoldina com a comercialização de massas, também no Vale dos Vinhedos.

Com estas, já são 34 agroindústrias legalizadas no município. Os empreendimentos tiveram apoio da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), desde a análise da viabilidade dos negócios até o acesso a oportunidades de mercado.

O secretário Dorval Brandeli ressaltou que “a busca pela qualificação é crescente, e que ainda existem muitas áreas para serem certificadas. Bento possuí o maior número de agroindústrias do Estado e assim vamos continuar”.

O vice-prefeito Aido José Bertuol destacou “que a valorização das agroindústrias, do produto feito no nosso interior representa muito mais do que a entrega do certificado, são os produtos da nossa cidade ganhando destaque, é qualificação e também novas oportunidades para o turismo”, disse.

Botão Voltar ao topo